Q

Previsão do tempo

22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C
23° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 23° C

Hospitais do Oeste admitem dispensar empresas e contratar trabalhadores diretamente – BE

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) admite dispensar as empresas prestadoras de serviços e contratar os trabalhadores precários diretamente, divulgou hoje o Bloco de Esquerda na sequência de uma reunião com o conselho de administração.

O CHO “poderá optar por dispensar o recurso a empresas prestadoras de serviços, podendo contratualizar os trabalhadores diretamente, com contratos resolutivos a termo certo até ao dia em que serão integrados nos quadros através de concursos públicos”, informou o Bloco de Esquerda.

A decisão foi comunicada pela presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, Ana Paula Harfouche, ao deputado bloquista Heitor de Sousa, numa reunião sobre o processo de regularização dos trabalhadores precários dos hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche.

Segundo o BE, a reunião foi pedida pela presidente da administração, “para esclarecimento do Bloco sobre o processo em causa e as irregularidades identificadas aquando de uma visita do deputado ao Hospital de Caldas da Rainha, no dia 22 de dezembro”.

No final desta visita, Heitor de Sousa acusou a administração de não cumprir uma sentença do Tribunal de Trabalho das Caldas da Rainha, que determina que seja reposto o horário de 35 horas aos trabalhadores que se encontram a cumprir 40 horas semanais.

Na altura, o deputado denunciou ainda a intenção do CHO de abrir concursos entre novas empresas de trabalho temporário, “contrariando a política de regularização dos trabalhadores precários”.

Após a reunião agora solicitada, esclareceu que “caberá à empresa intermediária [a Lowmargin] determinar a prática de 35 horas de trabalho semanal ou, em alternativa, o pagamento das horas extraordinárias que venham a ser realizadas pelos trabalhadores em causa”.

Porém, acrescenta o comunicado do partido, o CHO “está disponível para assumir o compromisso de alterar a sua estratégia, recorrendo a mecanismos previstos na Lei que estabelece o programa de regularização extraordinária dos precários (PREVPAP)” e passando a contratar os trabalhadores diretamente até à sua integração nos quadros.

Segundo o BE, a previsão de Ana Paula Harfouche é de que “o processo se inicie no princípio de fevereiro, com a contratação a prazo dos respetivos trabalhadores, aguardando-se autorização do ministro da Saúde para a abertura dos concursos e integração nos quadros”.

O Centro Hospitalar irá ainda “solicitar junto da empresa prestadora de serviços a extensão do contrato atual até final do corrente mês, a fim de assegurar que não haverá interrupções de serviço por parte do CHO, nem de salários por parte das e dos trabalhadores em situação de precariedade”, pode ler-se no comunicado do BE.

Num comunicado enviado à Lusa, os trabalhadores dizem ainda não ter recebido qualquer informação da administração sobre as intenções transmitidas ao BE e exigem que lhe sejam pagas “todas as horas extraordinárias” desde 01 de julho de 2016.

O Movimento Precários do CHO (que representa os 180 trabalhadores contratados através de empresas) exige ainda “o fim da intermediação das empresas prestadoras de serviços e a integração nos quadros do CHO”, sublinhando não estarem “disponíveis para continuar a saltar de empresa em empresa”.

O CHO integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, nos quais prestam serviço um total de 180 trabalhadores precários, que em outubro de 2016 realizaram uma greve reivindicando a sua integração nos quadros.

Dias depois, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, admitiu à Lusa tratar-se de uma situação de precariedade “a todos os títulos lamentável”, que o Governo estaria a tentar resolver com a passagem do CHO de uma unidade do setor público administrativo (SPA) para entidade pública empresarial (EPE).

Previa-se que tal ocorresse no início de 2017, mas a mudança não se verificou ainda.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos