Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 23° C
20° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 36° C
  • Wednesday 30° C
17° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 30° C

APA exige limpeza de terrenos confinantes com rio Alcoa

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A junta de freguesia de Valado dos Frades e a Associação 5 Rios realizaram uma ação de esclarecimentos sobre a limpeza dos terrenos agrícolas confinantes com o rio Alcoa, depois da APA – Agência Portuguesa do Ambiente ter notificado os proprietários para efetuarem a limpeza junto do rio, no prazo de 30 dias.

Os trabalhos de limpeza e desobstrução compreendem a remoção de todo o tipo de detritos (vegetais e material sólido) que possam criar obstáculos ao normal escoamento das águas, não devendo a limpeza e desobstrução implicar o arranque das raízes das plantas existentes nas margens, nem a alteração significativa das cotas do leito e margens.

De acordo com Frederico Teixeira, da Associação 5 Rios, o prazo para concluir os trabalhos está prestas a terminar, e a APA avisou que em caso de incumprimento “os proprietários podem ser autuados com coimas que poderão ir até aos 5 mil euros”.

“Muitos dos avisados já não são agricultores, e nós quisemos esclarecê-los sobre as suas obrigações perante este aviso e propor uma solução conjunta”, disse o dirigente.

No final do encontro ficou decido enviar à APA uma carta a informar da intenção dos proprietários cumprirem as regras mas a pedir que a intervenção seja realizada no final do Inverno, em meados de maio.

“Será realizada uma intervenção conjunta, a dividir entre todos os proprietários notificados, em função da área e da frente de rio que cada um possua”, esclareceu Frederico Teixeira, acrescentando que “o prazo dado pela APA será, ao que tudo indica, prorrogado, para que a ação de limpeza se possa efetuar depois do período das chuvas”.

As ações de limpeza visam, entre outros, garantir as condições de escoamento dos caudais líquidos e sólidos e minimizar o risco para pessoas e bens em situações de cheia, assim como diminuir os riscos de erosão dos taludes e, consequentemente, o assoreamento das linhas de água.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao