Q

Previsão do tempo

21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C

APA exige limpeza de terrenos confinantes com rio Alcoa

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A junta de freguesia de Valado dos Frades e a Associação 5 Rios realizaram uma ação de esclarecimentos sobre a limpeza dos terrenos agrícolas confinantes com o rio Alcoa, depois da APA – Agência Portuguesa do Ambiente ter notificado os proprietários para efetuarem a limpeza junto do rio, no prazo de 30 dias.

Os trabalhos de limpeza e desobstrução compreendem a remoção de todo o tipo de detritos (vegetais e material sólido) que possam criar obstáculos ao normal escoamento das águas, não devendo a limpeza e desobstrução implicar o arranque das raízes das plantas existentes nas margens, nem a alteração significativa das cotas do leito e margens.

De acordo com Frederico Teixeira, da Associação 5 Rios, o prazo para concluir os trabalhos está prestas a terminar, e a APA avisou que em caso de incumprimento “os proprietários podem ser autuados com coimas que poderão ir até aos 5 mil euros”.

“Muitos dos avisados já não são agricultores, e nós quisemos esclarecê-los sobre as suas obrigações perante este aviso e propor uma solução conjunta”, disse o dirigente.

No final do encontro ficou decido enviar à APA uma carta a informar da intenção dos proprietários cumprirem as regras mas a pedir que a intervenção seja realizada no final do Inverno, em meados de maio.

“Será realizada uma intervenção conjunta, a dividir entre todos os proprietários notificados, em função da área e da frente de rio que cada um possua”, esclareceu Frederico Teixeira, acrescentando que “o prazo dado pela APA será, ao que tudo indica, prorrogado, para que a ação de limpeza se possa efetuar depois do período das chuvas”.

As ações de limpeza visam, entre outros, garantir as condições de escoamento dos caudais líquidos e sólidos e minimizar o risco para pessoas e bens em situações de cheia, assim como diminuir os riscos de erosão dos taludes e, consequentemente, o assoreamento das linhas de água.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio