Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C

Níveis de poluição em alta na Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83 das cem cidades mais poluídas, sendo que quase todas […]

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial.

Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83 das cem cidades mais poluídas, sendo que quase todas as restantes, com exceção para apenas uma, se situam na Ásia.

O resultado do estudo apanhou o Vice-Presidente da Câmara, Orlando Rodrigues, de surpresa, que fala na possibilidade do medidor, instalado em Fanhais, estar com problemas técnicos.

“Temos monotorização em zonas criticas que não se aproximam desses valores. O aparelho estará avariado ou há um qualquer fenómeno que leva a que se tenham níveis de poluição do ar que não existem noutros sítios. Estamos espantados com os dados que iremos analisar.”

Para Orlando Rodrigues os resultados são mais espantosos ainda porque são relativos a um equipamento que se encontra numa zona rural, rodeada de pinhal, afirmando que são por isso “um pouco estranhos”, acrescentando que “não batem certo com os que temos em monitorização 24 horas por dia.”

O estudo analisou especificamente as partículas finas, que são o poluente mais pequeno, mas também o mais perigoso. Provém, sobretudo, da combustão de combustíveis fósseis, tempestades de poeira e incêndios florestais.

A poluição do ar põe em risco a saúde de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo e o relatório sublinha que a má qualidade do ar pode reduzir entre três a seis anos a vida das pessoas. Apenas dez países e territórios têm a qualidade de ar considerada saudável. Entre eles estão a Finlândia, Estónia, Porto Rico, Austrália e Islândia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ampliaqua instala-se com inovação e investigação no Porto da Nazaré

A maior unidade de aquaponia do país que combina aquacultura e hidroponia livre de produtos químicos A AmpliAqua®️, uma empresa inovadora no campo da aquacultura, que combina aquacultura e hidroponia de forma sustentável, anunciou, em abril, a sua instalação no...

Ampliaqua

Banda Ya Voltagem anuncia Lançamento de Novo Single “Faz de Conta”

A banda de pop eletrónico Ya Voltagem anunciou a primeira e mais recente criação com o lançamento do novo single “Faz de Conta” para meados de maio. Faz de Conta gira em torno de uma história que retrata a incapacidade de amar por parte de duas pessoas “por não...

banda