Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 18° C
9° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 20° C

“Espaço Jovem”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desta vez, decidi trazer o tema da Educação, mais precisamente, a importância das Associações de Estudantes nas escolas do nosso concelho. No nosso concelho, contamos com três associações de estudantes eleitas, nomeadamente nos três estabelecimentos de ensino: a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, o Externato Dom Fuas Roupinho e a Escola Profissional da Nazaré. […]

Desta vez, decidi trazer o tema da Educação, mais precisamente, a importância das Associações de Estudantes nas escolas do nosso concelho.

No nosso concelho, contamos com três associações de estudantes eleitas, nomeadamente nos três estabelecimentos de ensino: a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, o Externato Dom Fuas Roupinho e a Escola Profissional da Nazaré. Estas são fruto do papel dos jovens no desenvolvimento e melhoramento das escolas do concelho.
Mas nem sempre foi assim. Quero vos contar a experiência que tive enquanto frequentei a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, durante o secundário. Durante a minha estadia na Amadeu Gaudêncio, não existiu “Associação de Estudantes”. Havia eleições? Sim, mas as listas que se candidatavam eram constituídas por alunos e alunas do ensino básico (5º ao 9ºano) e nenhuma lista com alunos do ensino secundário (10º ao 12ºano). Aliás, existiu uma lista constituída por alunos do ensino secundário, enquanto frequentei o 10 e 11º ano, que chegou a vencer as eleições, mas que, infelizmente, em ambos os anos, cessaram as suas funções devido a desentendimentos com a direção da escola.
Situações destas não devem de acontecer. A associação de estudantes é um órgão representativo dos estudantes de um estabelecimento de ensino, ou seja, dão voz aos estudantes e essa voz não deve ser silenciada. Deve ser constituída por alunos trabalhadores e responsáveis, uma união e conjunção de variadas pessoas motivadas e interessadas, que sabem que têm muito trabalho pela frente.
Apelo às direções das escolas do nosso concelho: apoiem as associações de estudantes e ajudem-nas no que for preciso, de modo a melhorar e desenvolver os seus respetivos estabelecimentos de ensino. Dêem-lhes ouvidos e orientem-nas no caminho do desenvolvimento e da melhoria.
Aos jovens, sendo eu também jovem, deixo a seguinte mensagem: a vossa voz tem e deve ser ouvida, nunca silenciada, por isso se pensam que a escola tem espaço para melhorias, lutem por elas. Promovam o associativismo estudantil porque vocês são o futuro, não só do concelho da Nazaré, mas também de Portugal. São os futuros homens e mulheres deste país, deste concelho, e são as vossas vozes e ações que podem fazer com que avancemos e caminhemos para um futuro melhor.
João Dias JS Nazaré

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Formiga anuncia candidatura à concelhia do PS Nazaré

João A. Portugal Formiga, Presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, anunciou, nas redes sociais, que é candidato à presidência da concelhia local do Partido Socialista. “No panorama político atual, onde uma parte da direita e outra parte da esquerda, se têm...

joao formiga

A Homenagem e o Reconhecimento!

ANTÓNIO TRINDADE é a prova viva de que um Homem pode fazer a diferença, lutando por causas que entende como justas, apoiando os seus e nossos concidadãos às vezes. Tem ajudado sim e, às vezes parecendo estar sozinho…não, vai contando com o apoio de Amigos e de quem...

Espaço Jovem

Há cerca de um ano, Portugal iniciou o seu processo de vacinação para a Covid-19, e com ele foi-nos também inoculada uma falsa esperança de controlo pandémico. Apesar da elevada adesão ao programa de vacinação, que culminou com quase 90% da população vacinada, verificou-se uma democratização do receio de viajar, à exceção dos meses de veraneio, perpetuando, assim, uma situação de grande fragilidade no setor. Uma das consequências mais evidentes desse fenómeno verifica-se na hotelaria, que tem vindo a perder trabalhadores e que, em parte, se deve aos sucessivos avanços e recuos no combate à pandemia, não permitindo a criação de estabilidade e planos a médio e longo prazo.