Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C

“Espaço Jovem”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desta vez, decidi trazer o tema da Educação, mais precisamente, a importância das Associações de Estudantes nas escolas do nosso concelho. No nosso concelho, contamos com três associações de estudantes eleitas, nomeadamente nos três estabelecimentos de ensino: a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, o Externato Dom Fuas Roupinho e a Escola Profissional da Nazaré. […]

Desta vez, decidi trazer o tema da Educação, mais precisamente, a importância das Associações de Estudantes nas escolas do nosso concelho.

No nosso concelho, contamos com três associações de estudantes eleitas, nomeadamente nos três estabelecimentos de ensino: a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, o Externato Dom Fuas Roupinho e a Escola Profissional da Nazaré. Estas são fruto do papel dos jovens no desenvolvimento e melhoramento das escolas do concelho.
Mas nem sempre foi assim. Quero vos contar a experiência que tive enquanto frequentei a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, durante o secundário. Durante a minha estadia na Amadeu Gaudêncio, não existiu “Associação de Estudantes”. Havia eleições? Sim, mas as listas que se candidatavam eram constituídas por alunos e alunas do ensino básico (5º ao 9ºano) e nenhuma lista com alunos do ensino secundário (10º ao 12ºano). Aliás, existiu uma lista constituída por alunos do ensino secundário, enquanto frequentei o 10 e 11º ano, que chegou a vencer as eleições, mas que, infelizmente, em ambos os anos, cessaram as suas funções devido a desentendimentos com a direção da escola.
Situações destas não devem de acontecer. A associação de estudantes é um órgão representativo dos estudantes de um estabelecimento de ensino, ou seja, dão voz aos estudantes e essa voz não deve ser silenciada. Deve ser constituída por alunos trabalhadores e responsáveis, uma união e conjunção de variadas pessoas motivadas e interessadas, que sabem que têm muito trabalho pela frente.
Apelo às direções das escolas do nosso concelho: apoiem as associações de estudantes e ajudem-nas no que for preciso, de modo a melhorar e desenvolver os seus respetivos estabelecimentos de ensino. Dêem-lhes ouvidos e orientem-nas no caminho do desenvolvimento e da melhoria.
Aos jovens, sendo eu também jovem, deixo a seguinte mensagem: a vossa voz tem e deve ser ouvida, nunca silenciada, por isso se pensam que a escola tem espaço para melhorias, lutem por elas. Promovam o associativismo estudantil porque vocês são o futuro, não só do concelho da Nazaré, mas também de Portugal. São os futuros homens e mulheres deste país, deste concelho, e são as vossas vozes e ações que podem fazer com que avancemos e caminhemos para um futuro melhor.
João Dias JS Nazaré

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cinco missões para um Portugal Inteiro

No ano em que celebramos o cinquentenário do 25 de Abril, é com orgulho e humildade que nos dirigimos ao povo português para partilhar de forma clara e firme a visão que temos para Portugal, os objetivos que perseguiremos e as medidas que implementaremos. Com...

Presunção e água benta não rima com hipocrisia e mentira

António Costa, depois de em 2014 trair António José Seguro e os socialistas que o acompanhavam, como por exemplo o “Brilhante” lambe botas, perdeu eleições e ao seu jeito hipócrita e mentiroso, foi governar criando uma geringonça que lhe deu colinho salvando-lhe a...

graciano