Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C
Alcobaça

Câmara Municipal promove sessão de esclarecimento sobre medidas de segurança durante apanha agrícola

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Alcobaça realizou uma sessão de esclarecimento para 40 empresários do setor hortofrutícola do concelho sobre as medidas a implementar pelas empresas na contratação de mão de obra temporária e as novas regras de transporte de trabalhadores agrícolas no contexto da pandemia da Covid-19.

“É essencial que as empresas criem um plano de contingência com base em dois pressupostos: primeiro, o plano de contingência deve ser assimilado por todos os colaboradores e chefias da empresa; segundo, o plano de contingência não é um documento estanque e deve ser constantemente atualizado”, alertaram Jorge Nunes e Patrícia Pita, respetivamente médica e coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.

A hortofruticultura é um setor chave e prioritário para o concelho de Alcobaça, especialmente entre os meses de agosto e novembro, aquando da tradicional época da apanha agrícola.

A tomada de medidas de segurança e de mitigação da propagação do novo coronavírus por parte dos empresários agrícolas é essencial para manter esta atividade com grande peso na economia local.

Ana Pisco, Diretora Executiva da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale-do-Tejo, chamou a atenção para o facto de “todos os setores de atividade acarretarem riscos de propagação deste vírus o que pode trazer consequências principalmente nos meses de setembro e outubro, aquando o regresso do período escolar.”

Já Elizabete Moita, diretora do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, “no caso de acontecer algum caso positivo é importante cumprir os procedimentos em vigor: procurar manter as pessoas no local até ser avaliada a possibilidade de haver condições de isolamento; depois, identificar as necessidades das pessoas infetadas que podem e devem ser colmatadas em rede, ou seja, através de uma articulação regular entre a entidade patronal, a autoridade de saúde local, a Segurança Social e a autarquia”.

Em representação da Guarda Nacional Republicana, o Cabo César Ferreira falou da atualização das regras de transporte de trabalhadores agrícolas: veículos até 6000 kg podem agora transportar um máximo de 6 trabalhadores (em vez dos 9 anteriormente em vigor); veículos com mais 6000 kg podem transportar até 14 trabalhadores (em vez dos 20 anteriormente em vigor).

Por seu turno, o Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, relevou “a boa adesão a esta sessão que dá um sinal claro das preocupações dos empresários deste setor no sentido manter a sua atividade sem sobressaltos e dentro das normas em vigor. Desde o início que a Câmara Municipal tem procurado desenvolver soluções para apoiar as instituições e as empresas neste contexto de pandemia. A articulação com as autoridades aqui presentes tem sido essencial neste contexto.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol