Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Painéis de cerâmica explicam história local na Gare Superior do Ascensor

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foram inaugurados, no final de junho, os 4 novos painéis de cerâmica de Mário Reis instalados na Gare do Sítio da Nazaré do Ascensor, que retratam, de forma contemporânea, vivências, história, marcos e modernidade desta vila.

“No painel da gare inferior procurei apanhar uma paisagem onde, à medida que o visitante se aproxima, observa cada detalhe da Nazaré. Aqui, explorei a imagem do veado; a imagem dos barcos a chegarem à praia e das juntas de bois a rebocarem as embarcações; um cardume de peixe que forma o mapa do Sítio do Nazaré onde se visualizam diversos pontos de interesse, e o Forte, com o panorama do surf, com a instalação de um skate e de gaivotas apetrechadas de pranchas do surf, dando a ideia que se estão a dirigir para o local”, onde se localiza este edifício, um dos mais emblemáticos da Nazaré, pelo que representa.

O artista juntou à cerâmica outros materiais que completam a leitura do que pretende transmitir aos visitantes sobre o que foi apreendendo da Nazaré, ao longo de vários anos de vivência, visitas e convivência.

O recurso a elementos oferecidos pela natureza é visível nesta abordagem à história local, nomeadamente no painel dedicado aos Veados. “Coloquei no veado um coração feito com ovo de raia, que deu à costa, e usei ainda materiais como o vidro e o inox. Gosto de juntar outros materiais à cerâmica”, diz Mário Reis.

Ao todo, existem 5 painéis com a assinatura deste ceramista nas gares de um dos ascensores com mais utilizadores do país, e que se assume como um postal da Nazaré, em qualquer reportagem, documentário ou visita de conhecimento.

“Foi um desafio. Cresço como artista a fazer isto. Trabalhar estes motivos é muito aliciante, mas também uma enorme responsabilidade porque o ascensor é a joia a da coroa da Nazaré”.

Estes 4 painéis, que completam uma comunicação artística iniciada na gare da Praia, envolveram um trabalho de dezenas de horas, iniciado em outubro de 2017.

Ao longo dos últimos anos, vários espaços públicos e equipamentos foram dotados de obras de modernização e de motivos artísticos.

O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, refere que “a exposição de arte em espaços públicos é um projeto que temos vindo a concretizar. A instalação destes painéis na gare superior alia o momento de intensa procura turística que estamos a viver com a contemplação da arte em espaço público, e aproveita a beleza conjunta para apresentar a todos o nosso património cultural e histórico num dos equipamentos de maior sucesso. Segundo o IMT, o Ascensor foi, nos últimos dois anos, o transporte por cabo do país que mais passageiros teve”.

Por sua vez, Orlando Rodrigues, vereador e vogal dos Serviços Municipalizados (entidade municipal que gere este transporte), referiu sobre este” ícone do concelho que é um espaço de passagem de quase 1 milhão de pessoas por ano, e por essa via, também, um fator de promoção. Sentíamos que faltava algo que contribuísse para a transmissão da história local aos que o utilizam”.

“O ceramista Mário Reis apresentou-nos um painel fantástico, que se junta a uma obra de arte explicativa do Milagre de N.S. Nazaré, e transformámos as gares em espaços de estar e espera num local ainda mais aprazível e de contemplação da arte”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter