Q

Previsão do tempo

7° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 12° C
7° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 12° C
6° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 12° C

Hospital de Alcobaça vai receber Unidade de Cuidados Paliativos

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu a aprovação do projeto da construção da Unidade de Cuidados Paliativos a instalar no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), e também da remodelação das instalações de hidroterapia e áreas complementares do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

A candidatura dos projetos ao Centro 2020 foi validada pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro, e será agora possível concretizar estes dois grandes investimentos que o CHL definiu como estratégicos e prioritários já há vários anos, e que finalmente irão permitir oferecer mais qualidade e diversidade de serviços às populações que o CHL serve.

Alexandra Borges, vogal executiva do Conselho de Administração do CHL explica que «estes dois projetos não foram inicialmente aprovados, mas atendendo à sua importância e mais valia que os mesmos irão trazer para a região e para os nossos utentes, não desistimos, defendemos a nossa proposta, apresentámos reclamação e acabámos por ter a aprovação que, no nosso entender, é da mais elementar justiça». «Neste processo não podemos deixar de manifestar o agrado com que testemunhámos o movimento de solidariedade, que foi público, e que a comunidade e várias entidades do distrito encetaram e que contribuíram para este desfecho», remata.

A Unidade de Cuidados Paliativos, a primeira no distrito, terá 12 camas e irá permitir colmatar uma grave falta de resposta na região prestando cuidados de saúde num ambiente confortável e tranquilo, garantindo todas as comodidades aos doentes, melhorando a sua qualidade de vida, aliviando o sofrimento e prestando apoio à família. A região tem um elevado índice de envelhecimento – o segundo mais alto a nível nacional, a seguir ao Alentejo, sendo de 156,6% em Alcobaça –, com o consequente aumento da prevalência de doenças crónicas.

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação será remodelado, disponibilizando pela primeira vez neste Centro Hospitalar instalações de hidroterapia – que nunca foi possível colocar em funcionamento desde que o HSA foi inaugurado –, cuja necessidade é manifesta e obriga os doentes desta instituição, adultos e sobretudo crianças, a deslocarem-se a entidades privadas, com todos os custos sociais e económicos respetivos.

A criação da Unidade de Cuidados Paliativos no HABLO é um investimento de 472.024,86 euros, com comparticipação de 156.825,00 euros; a remodelação das instalações de hidroterapia e áreas complementares do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, no HSA, te, um valor de 948.796,92 euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Nazaré: Bigger Than Life” é o melhor filme de turismo 2023

O trabalho promocional deste destino turístico trouxe 4 prémios do Art&Tur, Festival Internacional de Cinema de Turismo O vídeo promocional “Nazaré: Bigger Than Life”, que a Câmara da Nazaré estreou no feriado municipal de 8 de setembro, venceu o prémio para...

filme 1

Carta Municipal de Habitação da Nazaré em preparação

Este instrumento municipal de planeamento e ordenamento territorial irá revelar necessidades em matéria de habitação O Município da Nazaré deu início à Carta Municipal de Habitação (CMH) através de um inquérito à população, por via eletrónica, que visa a...

casas

Protocolo do Rendimento Social de Inserção celebrou 15º aniversário

O 15º aniversário do protocolo de RSI (Rendimento Social de Inserção), onde estiveram presentes representantes da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, do Município, entidades pertencentes ao NLI (Núcleo Local de Inserção) e outros técnicos municipais,...

protocolo