Q

Previsão do tempo

21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C
23° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 29° C
22° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 33° C

Hospital de Alcobaça vai receber Unidade de Cuidados Paliativos

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu a aprovação do projeto da construção da Unidade de Cuidados Paliativos a instalar no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), e também da remodelação das instalações de hidroterapia e áreas complementares do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

A candidatura dos projetos ao Centro 2020 foi validada pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro, e será agora possível concretizar estes dois grandes investimentos que o CHL definiu como estratégicos e prioritários já há vários anos, e que finalmente irão permitir oferecer mais qualidade e diversidade de serviços às populações que o CHL serve.

Alexandra Borges, vogal executiva do Conselho de Administração do CHL explica que «estes dois projetos não foram inicialmente aprovados, mas atendendo à sua importância e mais valia que os mesmos irão trazer para a região e para os nossos utentes, não desistimos, defendemos a nossa proposta, apresentámos reclamação e acabámos por ter a aprovação que, no nosso entender, é da mais elementar justiça». «Neste processo não podemos deixar de manifestar o agrado com que testemunhámos o movimento de solidariedade, que foi público, e que a comunidade e várias entidades do distrito encetaram e que contribuíram para este desfecho», remata.

A Unidade de Cuidados Paliativos, a primeira no distrito, terá 12 camas e irá permitir colmatar uma grave falta de resposta na região prestando cuidados de saúde num ambiente confortável e tranquilo, garantindo todas as comodidades aos doentes, melhorando a sua qualidade de vida, aliviando o sofrimento e prestando apoio à família. A região tem um elevado índice de envelhecimento – o segundo mais alto a nível nacional, a seguir ao Alentejo, sendo de 156,6% em Alcobaça –, com o consequente aumento da prevalência de doenças crónicas.

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação será remodelado, disponibilizando pela primeira vez neste Centro Hospitalar instalações de hidroterapia – que nunca foi possível colocar em funcionamento desde que o HSA foi inaugurado –, cuja necessidade é manifesta e obriga os doentes desta instituição, adultos e sobretudo crianças, a deslocarem-se a entidades privadas, com todos os custos sociais e económicos respetivos.

A criação da Unidade de Cuidados Paliativos no HABLO é um investimento de 472.024,86 euros, com comparticipação de 156.825,00 euros; a remodelação das instalações de hidroterapia e áreas complementares do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, no HSA, te, um valor de 948.796,92 euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao