Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Visabeira quer iniciar em breve construção do Hotel de luxo no Mosteiro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Câmara vai pagar indemnizações para facilitar instalação de unidade hoteleira. DGPC ordena que sejam tapados achados arqueológicos

O projeto do Hotel de luxo no Mosteiro de Alcobaça aguarda o parecer da DGPC para dar início à obra.

A Câmara Municipal de Alcobaça organizou, no passado dia 7 de julho, uma reunião para dar a conhecer os trabalhos de arqueologia já realizados no Claustro do Rachadouro, do Mosteiro de Alcobaça, onde irá nascer o hotel, e apresentar o projeto final do hotel e das acessibilidades.

“O projeto final do hotel foi apresentado nesta reunião, em que os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de ver os progressos feitos no local, após os trabalhos da equipa de arqueologia. Achei que deveríamos reunir e fazer um ponto de situação. Todo o espaço está limpo e preparado para iniciar as obras. A visão futura daquele espaço foi apresentada pelo arquiteto Souto Moura, autor do projeto e arquitetura do futuro Hotel de luxo” explica Paulo Inácio, Presidente da Câmara de Alcobaça.

O autarca refere que a empresa do hotel anunciou que “tenciona arrancar em breve com as obras”.

O vereador da CDU esteve presente na reunião, e salienta o seu agrado pelo anúncio do acesso ao Hotel se fazer pela rotunda das freiras, mas discorda do pagamento de expropriações de propriedades por parte da Câmara.

“Nós sempre estivemos a favor do investimento público no Mosteiro. Só aceitámos o Hotel no Rachadouro, com concessão privada à Visabeira, na condição do Estado assumir as suas responsabilidades, no Claustro do Cardeal, do Jardim do Obelisco e fontanários, rede hidráulica na envolvente e dentro do Mosteiro, no antigo pomar, na envolvente à Capela do Desterro e Celeiro. Se o Estado não soube negociar a concessão para Hotel no Rachadouro, não pode ser Alcobaça a perder”.

A CDU não aceita que o município assuma “investimentos de milhões sem contrapartidas, claras”.

Do lado do PS, José Canha, defende a instalação do hotel e a fruição do espaço, se se confirmar a participação financeira do Município.

“O investimento público tem que ter fruição pública. Não pode ser o público a pagar para privados”.

Do lado do CDS, Carlo Bonifácio manifesta a sua perplexidade sobre as novidades saídas da reunião, em que participaram o executivo municipal, Visabeira, DGPC e Arq. Souto Moura para se conhecer o projeto do Hotel do Mosteiro.

“Foi apresentada uma solução de entrada de dois sentidos de veículos incluído autocarros pela Rua D. Pedro V para Rua Silvério Raposo Magalhães vindos da Rotunda das “Freiras”. Assumindo o Município todos os encargos de aquisição de imóveis e remodelação (implicado alterações de quotas significativas, substituição de piso, corte de parte da escadaria), apesar de ter reservas a esta solução, perguntei pelas contrapartidas para a cidade por este avultado investimento do Município para facilitar o acesso ao Hotel do Mosteiro”.

Sobre a pretensão do Município garantir o acesso livre ao jardim do obelisco depois de reabilitado, a DGPC esclareceu que a “fruição não será livre e terá que ser paga, sendo livre apenas aos utilizadores do Hotel”.

Da reunião, saiu ainda a confirmação que “os achados arqueológicos do Mosteiro, (fornos de fundição dos sinos) na sequência das obras para o Hotel vão ser tapados por ordem da DGPC, alegadamente contra a vontade da Visabeira que via nos achados um fator de atratividade para o Hotel”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno