“É uma obra impressionante com detalhes da Nazaré perfeitamente fabulosos”, afirmou Walter Chicharro, Presidente do Município da Nazaré, acrescentando que “o trabalho excecional apresenta a perspetiva do artista sobre esta vila”.
O painel retrata os vários aspetos que identificam a Nazaré. “Basta chegar, e está tudo na paisagem. Trabalhar cada pormenor é sempre mais difícil, mas, para mim, o centro desta obra tinha que ser a mulher. A imagem dela sobressaiu, desde sempre. É uma presença é forte na comunidade”, disse Mário Reis.
O peixe seco, as gaivotas, as ondas grandes, o surf, o promontório, o Forte de S. Miguel, entre outros aspetos que dão a conhecer parte da cultura da Nazaré estão neste painel. “A ideia é que as pessoas se aproximem da obra e se apercebam de outros aspetos que aqui coloquei”, disse o autor, que quis homenagear nesta sua intervenção artística Ferreira da Silva, desaparecido há um ano “um grande amigo, pessoal e da Nazaré, que é o autor do painel sobre o milagre de Nossa Senhora da Nazaré, instalado na gare superior do ascensor”.
Com 20 metros quadrados, o Painel da Nazaré é composto por 2000 peças, entre azulejos e outras peças cerâmicas. “O processo de conceção da obra foi totalmente artesanal, desde a execução dos azulejos e de todos os elementos, tais como a pintura, por exemplo”.
0 Comentários