Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Ato de coragem salva mulher arrastada por onda na Nazaré

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Não me considero um herói, apenas fiquei com o sentimento de dever cumprido”, comentou Filipe Carepa, tripulante da estação salva-vidas da Nazaré, que no passado dia 17 socorreu uma mulher de 38 anos, que tinha sido arrastada por uma onda.

A ondulação de três metros arrastou a vítima, de nacionalidade brasileira, que passeava à beira-mar na praia da Nazaré e molhava os pés quando foi surpreendida pela rebentação da vaga. Seria resgatada a cerca de trinta metros da costa.

Filipe Carepa relatou que “foi um bocado complicado, porque a onda era muito alta e vinham vagas muito seguidas. Abandonei a mota de salvamento marítimo e fui resgatá-la a nado porque não conseguiria pô-la em cima da mota por estar inconsciente e devido à forte rebentação”.

“Tentei tirá-la da zona de perigo para fora da rebentação, mantive-me lá um bocado fora à espera que passasse mais esse período da vaga, sempre com a indicação de populares na praia se vinha mais rebentação ou não, e na altura que vi indicada, vim a nadar para terra com a vítima, e ao chegar à zona de costa fui auxiliado por um elemento da associação de nadadores salvadores da Nazaré, que ajudou-me com um cinturão de salvamento e com o apoio da Polícia Marítima”, descreveu.

“Só em terra a vítima começou a falar, a dizer que estava em choque mas agradecida”, contou Filipe Carepa, de 37 anos. Há oito anos que trabalha na estação salva-vidas e já não contabiliza quantos salvamentos efetuou. “É o nosso dia a dia”, apontou.

Na altura do afogamento, estava a participar numa ação destinada a sensibilizar os banhistas para os perigos inerentes à prática balnear na época em que ainda não há vigilância.

“Fiquei bastante satisfeito pela resposta que foi dada, num salvamento em circunstâncias muito difíceis”, afirmou Lourenço Gorricha, comandante da capitania da Nazaré, revelando que o tripulante da estação salva-vidas “manifestou bastante coragem e abnegação, o que vai ser publicamente reconhecido pela Autoridade Marítima Nacional” através da atribuição de um louvor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter