Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

“Do Baú para o Mundo” em peças de joalharia e acessórios com Chita de Alcobaça.

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se a 6 de dezembro, no Hotel Real Abadia, Congress and SPA Hotel, o evento “Do Baú para o Mundo”, que apresentou peças de joalharia contemporânea, da autoria de Conceição Cabral e acessórios de moda da Mimos&Mimices, que utiliza a Chita de Alcobaça como principal recurso e matéria têxtil.

Baseado num conceito que conjuga a contemporaneidade e tradição em torno do tradicional tecido Chita de Alcobaça, o evento “Do Baú para o Mundo” impõe-se a partir de uma ideia original da artista plástica Conceição Cabral com a parceria da Mimos&Mimices – Pontinhos de Alcobaça.

A Chita de Alcobaça é um tecido tradicional que faz parte da cultura popular portuguesa. Atualmente verifica-se uma forte tendência para apreciar e recuperar objetos, artigos e hábitos, que nos transportam diretamente para a nossa infância e nos avivam as memórias de tempos passados, permitindo-nos relembrar momentos, locais por onde passámos, pessoas e um sem fim de ícones que nos falam direta e particularmente, com os quais nos identificamos e revemos.

O mercado da moda está cada vez mais em evidência e os consumidores cada vez mais exigentes e ávidos de novidades. Pensando nisso a artista plástica Conceição Cabral e a Mimos&Mimices uniram-se para recuperar a Chita de Alcobaça, atribuindo-lhe um novo design e novas funcionalidades.

Com esta iniciativa pretende-se recuperar uma imagem dos tempos já esquecidos no baú, demonstrando o potencial que a Chita de Alcobaça possuí, pela sua elegância intemporal conjugada com funcionalidades marcadamente modernas.

Sobre a Chita de Alcobaça

A Chita é um tecido de algodão estampado originário da Índia, inicialmente trazida para a Europa pelos Portugueses no século XV. Utilizada tanto para decoração como para vestuário a Chita viria a popularizar-se e a ter grande sucesso, pelo que nos finais do séc. XVII passou a ser fabricada em terras de Cister. Alcobaça passou assim, a ser considerada como um dos mais importantes centros de manufatura de fiação e tecelagem de algodão no país.

A tradicionalmente Chita de Alcobaça caracteriza-se pelo recurso a padrões tradicionais estereotipados muito coloridos que se desenvolvem em riscas largas com decoração variada. Os motivos variam consoante a época e as influências, podem encontrar-se flores, animais, ânforas, figuras humanas, cornucópias, frutas exóticas e até rostos da realeza, como o de D. Luís I e D.ª Maria Pia.

Apesar de ter caído em desuso ao longo do tempo, as chitas foram-se mantendo no imaginário coletivo e atualmente estão muito em voga, sobretudo nos acessórios de moda. Inovar e criar novos conceitos para a Chita é um dos objetivos deste evento, ao mesmo tempo que apresenta a todos os presentes uma perspetiva diferenciada e multifuncional conjugando-a com novas criações artísticas como a Moda e a Arte, reafirmando a Marca Chita de Alcobaça à volta dos seus valores de contemporaneidade e inovação.

Sobre Conceição Cabral

A artista plástica Conceição Cabral é luso-angolana, nasceu a 17 de setembro de 1968. Vive em Portugal desde os 6 anos e em Alcobaça há vários anos.

Especializou-se em vitrofusão e nas técnicas de kilcasting (escultura em vidro obtida através de deposição de casco de vidro em moldes de gesso refratário que vão ao forno a altas temperaturas) e de sandcasting (deposição de vidro líquido a 1200º em moldes de areia) para esculturas e objetos de uso utilitário e doméstico/decorativo.

Tem criado verdadeiras obras-primas nos últimos 20 anos, em artes onde o vidro é o material principal com associação a outros como a madeira, a pedra, os metais e a cerâmica.

Venceu a 5ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande em 2004 e teve menção honrosa na Bienal da Nazaré.

Representou Portugal na Bienal internacional de Vidro – European Glass 2010, na Dinamarca e no Festival de Arte da Lusofonia Macau 2011.

Sobre Mimos&Mimices – Pontinhos de Alcobaça Mafalda e Marta Alexandre são duas irmãs alcobacenses, que dos mais variados gostos e preferências que têm em comum, partilham especialmente o gosto pelo que é tradicional e característico do povo que é o seu, o Povo Português e o que é a Tradição, Cultura e História da cidade onde vivem, Alcobaça. Ambas com formação na área da Saúde, Psicologia e Terapia da Fala, decidiram aventurarem-se num projeto inovador, que representa acima de tudo a liberdade para criar e brincar com os “trapos”. São criadoras e proprietárias da marca Mimos&Mimices – Pontinhos de Alcobaça, onde criam artigos únicos e especiais feitos à mão, desde brinquedos, inúmeros artigos de utilidade têxtil e acessórios de moda. Paralelamente têm vindo a desenvolver diversos cursos e workshops na área da costura para adultos, mas onde se completam verdadeiramente é na concretização de workshops de costura criativa para crianças, onde incentivam à criatividade ao mesmo tempo que despertam interesses.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...