Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Segurança Social muda-se para a Cooperativae Junta de Alcobaça para antiga Casa do Povo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Paulo Alexandre O Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social e a Câmara Municipal de Alcobaça assinaram na passada sexta-feira um protocolo de cedência de instalações. O acordo é válido por 30 anos. O acordo prevê a mudança do Serviço Local de Alcobaça da Segurança Social para os pavilhões da Cooperativa Agrícola, e […]
Segurança Social muda-se para a Cooperativa<br>e Junta de Alcobaça para antiga Casa do Povo

Paulo Alexandre O Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social e a Câmara Municipal de Alcobaça assinaram na passada sexta-feira um protocolo de cedência de instalações.

O acordo é válido por 30 anos. O acordo prevê a mudança do Serviço Local de Alcobaça da Segurança Social para os pavilhões da Cooperativa Agrícola, e a ocupação da antiga Casa do Povo pela Junta de Freguesia de Alcobaça.

Segundo explicou o director distrital da Segurança Social, este acordo «vai ajudar ambas as partes», tendo em conta que os Pavilhões da Cooperativa Agrícola têm melhores condições para o funcionamento das valências do Serviço Local, para além de, futuramente, virem a estar integradas numa zona de serviços. O actual executivo camarário projectou para aquele local um Parque de Negócios. Fernando Gonçalves afirmou que o protocolo constitui um «caso emblemático», a ponto de estar a tentar negociar com o presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, no norte do distrito de Leiria, um acordo semelhante.

O director distrital classificou Alcobaça como uma “cidade muito importante no distrito de Leiria”, pois a Segurança Social dá, neste concelho, respostas especificas, nomeadamente ao nível da “verificação médica”, uma valência que obriga o instituto a ter instalações dotadas de “espaço e dignidade”, para além de apoiar o Serviço Local da Segurança Social da Nazaré. «Quem vai ganhar com tudo isto é o público», rematou Fernando Gonçalves.

Por seu lado, Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, referiu que o Município ficará responsável pelas obras das futuras instalações do Serviço Local, que decorrerão no primeiro piso do último armazém da Cooperativa Agrícola. Em troca do investimento, Alcobaça recebe a Casa do Povo, um edifício pertencente ao concelho, mas que tinha um contrato de direito de superfície, válido por de 60 anos.

«Quando o novo espaço estiver em condições de ser entregue à Segurança Social, a Casa do Povo passará de imediato para as mãos da autarquia», explicou o presidente da Câmara, adiantando que este acordo, agora assinado, será «de certeza» responsável por um “grande salto qualitativo”, quer ao nível das instalações da Segurança Social, quer

em relação à Junta de Freguesia da sede do concelho. Esta deslocalização dos serviços locais da segurança social não irá preencher a totalidade do primeiro piso do pavilhão da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, pelo que é intenção de Paulo Inácio utilizar a restante área com um «centro de formação profissional», tutelado a Segurança Social. No mesmo pavilhão ficará instalado, em breve, um call center da ADECO, sendo desejo da autarquia avançar com as obras em simultâneo. A intervenção aguarda, ainda, pelo visto do Tribunal de Contas. Quanto à Junta de Alcobaça, a presidente da autarquia, Manuela Pombo, manifestou a sua grande satisfação pelo resultado deste protocolo. «Estou muito contente», referiu.

Manuela Pombo reforçou a ideia há muito defendida por vários autarcas de que as actuais instalações onde funciona a Junta, situada na rua D Pedro V, não têm condições para receber os munícipes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno