Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C

“Embaixadores do Bosque” iniciaram atividade nos dias da Árvore e da Água

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Embaixadores do Bosque” é um projeto de Educação Ambiental dos Pelouros do Ambiente e da Educação, da Câmara Municipal de Alcobaça, que visa o envolvimento de turmas, de diferentes níveis de ensino, na recuperação de áreas ardidas ou degradadas.

Pretende-se, de forma pedagógica e acompanhada no tempo, plantar e cuidar de árvores de espécies autóctones (porque estas espécies são cada vez mais raras no território nacional e também na nossa região) em parcelas florestais do concelho carenciadas, exceto em São Martinho do Porto, cujas árvores apadrinhadas (sobreiro e carvalho-português) ficarão a crescer em espaço escolar com a supervisão dos alunos.

O projeto resulta de uma parceria com as Juntas de Freguesia e com a APFCAN – Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré.

Cerca de 150 alunos do concelho são os protagonistas deste projeto, sendo responsáveis nos próximos três anos letivos pela manutenção e monitorização das suas árvores.

As plantações, decorreram nos dias 21 e 22 de março, inseridas nas Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta (21 de março) e do Dia Mundial da Água (22 de março), nas escolas EB 2,3 de São Martinho do Porto, Externato Cooperativo da Benedita, EB 2,3 de Pataias e na EB1 Bárrio.

“Embaixadores do Bosque” Objetivos: Envolver os alunos na recuperação e revitalização da floresta, promover a recuperação da vegetação autóctone, promover a aprendizagem ao ar livre e o exercício de uma cidadania ativa e consciente, potenciar a consciência ambiental com atividades de campo em locais de proximidade territorial dos alunos.

Entidades envolvidas: Câmara Municipal de Alcobaça – Pelouros do Ambiente e da Educação APFCAN – Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré Junta de Freguesia da Benedita Junta de Freguesia do Bárrio Junta de Freguesia de São Martinho do Porto União das Freguesias de Pataias e Martingança Agrupamentos de Alcobaça, Benedita e São Martinho do Porto Externato Cooperativo da Benedita .

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn