Q

Previsão do tempo

5° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
5° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C
7° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C

“Embaixadores do Bosque” iniciaram atividade nos dias da Árvore e da Água

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Embaixadores do Bosque” é um projeto de Educação Ambiental dos Pelouros do Ambiente e da Educação, da Câmara Municipal de Alcobaça, que visa o envolvimento de turmas, de diferentes níveis de ensino, na recuperação de áreas ardidas ou degradadas.

Pretende-se, de forma pedagógica e acompanhada no tempo, plantar e cuidar de árvores de espécies autóctones (porque estas espécies são cada vez mais raras no território nacional e também na nossa região) em parcelas florestais do concelho carenciadas, exceto em São Martinho do Porto, cujas árvores apadrinhadas (sobreiro e carvalho-português) ficarão a crescer em espaço escolar com a supervisão dos alunos.

O projeto resulta de uma parceria com as Juntas de Freguesia e com a APFCAN – Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré.

Cerca de 150 alunos do concelho são os protagonistas deste projeto, sendo responsáveis nos próximos três anos letivos pela manutenção e monitorização das suas árvores.

As plantações, decorreram nos dias 21 e 22 de março, inseridas nas Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta (21 de março) e do Dia Mundial da Água (22 de março), nas escolas EB 2,3 de São Martinho do Porto, Externato Cooperativo da Benedita, EB 2,3 de Pataias e na EB1 Bárrio.

“Embaixadores do Bosque” Objetivos: Envolver os alunos na recuperação e revitalização da floresta, promover a recuperação da vegetação autóctone, promover a aprendizagem ao ar livre e o exercício de uma cidadania ativa e consciente, potenciar a consciência ambiental com atividades de campo em locais de proximidade territorial dos alunos.

Entidades envolvidas: Câmara Municipal de Alcobaça – Pelouros do Ambiente e da Educação APFCAN – Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré Junta de Freguesia da Benedita Junta de Freguesia do Bárrio Junta de Freguesia de São Martinho do Porto União das Freguesias de Pataias e Martingança Agrupamentos de Alcobaça, Benedita e São Martinho do Porto Externato Cooperativo da Benedita .

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ohai Nazaré oferece atividades de Natal para as famílias

O Ohai Nazaré apresenta, de 16 a 18 de dezembro e 29 de dezembro a 1 de janeiro, atividades especiais dedicadas ao Natal. “Para que o espírito natalício envolva toda a família, a sexta-feira é o dia reservado para as sessões de cinema”, refere a organização. “E...

ohai nazare glamping 11