Vista Alegre cria troféu do Festival da Canção

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Vista Alegre é responsável pela criação do troféu em cristal que será atribuído à canção vencedora da edição de 2018 do Festival da Canção.

Tem 30 centímetros de altura, pesa cerca de 3,5 quilos, e é o troféu que será entregue à canção que irá representar Portugal no Festival da Eurovisão, sucedendo a Amar pelos Dois, interpretado por Salvador Sobral.

A Vista Alegre seguiu o briefing dado pela RTP para a criação de um troféu único, moderno e estilizado, que se assemelhasse a um microfone de estúdio.

“O troféu foi concebido em cristal de chumbo, um material muito elegante e nobre, de brilho, pureza e translucência únicos. A escultura foi ainda enriquecida com pintura manual a ouro, e diversos elementos de lapidação a fosco”, explica a empresa.

O processo de criação do troféu do Festival da Canção é integralmente manual, e iniciou-se na zona quente da fábrica de Alcobaça da Vista Alegre, local onde os vidreiros colhem o cristal do forno com a ajuda de uma cana e fazem blocos maciços de cristal.

Estes blocos, incandescentes, seguem para a secção de escultura, onde, após muitas horas de trabalho de desgaste com rodas diamantadas, se chega à forma final das peças. De seguida, a peça segue para um banho de ácido de modo a recuperar todo o brilho caraterístico do cristal Vista Alegre.

A etapa seguinte é a gravação dos logos da RTP, do Festival da Canção e ainda da inscrição “Canção Vencedora”.

Nesta secção grava-se, ainda, através da utilização de jacto de areia, uma trama na parte superior da peça que imita a grelha dos microfones. Por último, é realizada a pintura manual a ouro.

Nuno Barra, administrador da Vista Alegre, conta que “foi com muito orgulho que a Vista Alegre aceitou o desafio lançado pela RTP. Esta parceria é muito prestigiante para a marca, pois é uma oportunidade de mostrar ao grande público que a Vista Alegre produz um dos mais puros cristais do mundo, combinando as técnicas ancestrais dos seus mestres vidreiros, com um design de excelência que em 2017 foi reconhecido a nível internacional cinco vezes pelos mais prestigiados prémios do setor. Neste momento, estamos empenhados em contribuir para que 2018 seja mais um ano brilhante para o Festival da Canção”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222