Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C

Vista Alegre cria troféu do Festival da Canção

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Vista Alegre é responsável pela criação do troféu em cristal que será atribuído à canção vencedora da edição de 2018 do Festival da Canção.

Tem 30 centímetros de altura, pesa cerca de 3,5 quilos, e é o troféu que será entregue à canção que irá representar Portugal no Festival da Eurovisão, sucedendo a Amar pelos Dois, interpretado por Salvador Sobral.

A Vista Alegre seguiu o briefing dado pela RTP para a criação de um troféu único, moderno e estilizado, que se assemelhasse a um microfone de estúdio.

“O troféu foi concebido em cristal de chumbo, um material muito elegante e nobre, de brilho, pureza e translucência únicos. A escultura foi ainda enriquecida com pintura manual a ouro, e diversos elementos de lapidação a fosco”, explica a empresa.

O processo de criação do troféu do Festival da Canção é integralmente manual, e iniciou-se na zona quente da fábrica de Alcobaça da Vista Alegre, local onde os vidreiros colhem o cristal do forno com a ajuda de uma cana e fazem blocos maciços de cristal.

Estes blocos, incandescentes, seguem para a secção de escultura, onde, após muitas horas de trabalho de desgaste com rodas diamantadas, se chega à forma final das peças. De seguida, a peça segue para um banho de ácido de modo a recuperar todo o brilho caraterístico do cristal Vista Alegre.

A etapa seguinte é a gravação dos logos da RTP, do Festival da Canção e ainda da inscrição “Canção Vencedora”.

Nesta secção grava-se, ainda, através da utilização de jacto de areia, uma trama na parte superior da peça que imita a grelha dos microfones. Por último, é realizada a pintura manual a ouro.

Nuno Barra, administrador da Vista Alegre, conta que “foi com muito orgulho que a Vista Alegre aceitou o desafio lançado pela RTP. Esta parceria é muito prestigiante para a marca, pois é uma oportunidade de mostrar ao grande público que a Vista Alegre produz um dos mais puros cristais do mundo, combinando as técnicas ancestrais dos seus mestres vidreiros, com um design de excelência que em 2017 foi reconhecido a nível internacional cinco vezes pelos mais prestigiados prémios do setor. Neste momento, estamos empenhados em contribuir para que 2018 seja mais um ano brilhante para o Festival da Canção”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn