Na primeira iniciativa do novo Presidente Luís Onofre, recentemente eleito para a presidência, foram contactadas três dezenas de empresas da região.
Esta visita a um dos principais polos produtivos da fileira do calçado em Portugal, constituída por 52 empresas (36 de calçado e 16 de artigos de pele), responsáveis por mais 576 postos de trabalho (454 no calçado e 122 nos artigos de pele) e que exportam mais de 20 milhões de euros (16 no calçado e 4 no setor de artigos de pele, respetivamente) enquadra-se numa perspetiva mais abrangente da associação, que passa por” valorizar uma industria vencedora”.
Para Luís Onofre importa “auscultar, in loco, os problemas das empresas, de modo a que seja possível ao setor um desenvolvimento contínuo da sua atividade”. Fizemos, por isso, questão que para além da própria direcção da APICCAPS, as duas grandes instituições de apoio ao setor, a Academia do Design e Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado visitassem connosco a Benedita e as suas empresas para que possamos, em conjunto, traçar novos projetos e iniciativas verdadeiramente mobilizadores”.
O calçado é um dos setores mais internacionalizados da economia portuguesa, exportando mais de 95% das exportações para 152 países nos cinco continentes.
Acompanharam a Direcção da APICCAPS o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, a Vereadora Inês Silva e o Presidente da Junta de Freguesia da Benedita – João Mateus Luis.
O Presidente do Município aproveitou para anunciar que a “ALEB- Área de Localização Empresarial da Benedita irá avançar, e que os trabalhos no terreno iniciar-se-ão ainda este verão. Este é um projeto esperado há décadas pelas empresas locais, que permitirá o crescimento de algumas unidades industriais que se encontram limitadas pela sua localização.
Para a nova Direcção da APICCAPS, para além do aprofundamento do relacionamento com o universo dos seus associados, importa agora “captar uma nova geração de talentos”.
Reforçar as competências técnicas do setor é uma das grandes prioridades para o próximo triénio. Para além de atrair jovens qualificados, incentivar a formação e a incorporação de competências de alto valor acrescentado (design, moda, marketing, novas tecnologias, entre outras), promover um programa de estágios internacionais, lançar um programa de empreendedorismo ou promover uma reformulação inteligente dos programas de formação, são algumas das medidas mais relevantes no domínio da formação e qualificação que a APICCAPS deverá empreender nos três próximos anos.
0 Comentários