Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 25° C

APICCAPS reúne na Benedita com empresas do setor de Calçado e Artigos de Pele

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direcção da APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Artigos de Pele e seus Sucedâneos - reuniu, no passado dia 7 de junho, na Benedita, com as empresas do setor.

Na primeira iniciativa do novo Presidente Luís Onofre, recentemente eleito para a presidência, foram contactadas três dezenas de empresas da região.

Esta visita a um dos principais polos produtivos da fileira do calçado em Portugal, constituída por 52 empresas (36 de calçado e 16 de artigos de pele), responsáveis por mais 576 postos de trabalho (454 no calçado e 122 nos artigos de pele) e que exportam mais de 20 milhões de euros (16 no calçado e 4 no setor de artigos de pele, respetivamente) enquadra-se numa perspetiva mais abrangente da associação, que passa por” valorizar uma industria vencedora”.

Para Luís Onofre importa “auscultar, in loco, os problemas das empresas, de modo a que seja possível ao setor um desenvolvimento contínuo da sua atividade”. Fizemos, por isso, questão que para além da própria direcção da APICCAPS, as duas grandes instituições de apoio ao setor, a Academia do Design e Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado visitassem connosco a Benedita e as suas empresas para que possamos, em conjunto, traçar novos projetos e iniciativas verdadeiramente mobilizadores”.

O calçado é um dos setores mais internacionalizados da economia portuguesa, exportando mais de 95% das exportações para 152 países nos cinco continentes.

Acompanharam a Direcção da APICCAPS o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, a Vereadora Inês Silva e o Presidente da Junta de Freguesia da Benedita – João Mateus Luis.

O Presidente do Município aproveitou para anunciar que a “ALEB- Área de Localização Empresarial da Benedita irá avançar, e que os trabalhos no terreno iniciar-se-ão ainda este verão. Este é um projeto esperado há décadas pelas empresas locais, que permitirá o crescimento de algumas unidades industriais que se encontram limitadas pela sua localização.

Para a nova Direcção da APICCAPS, para além do aprofundamento do relacionamento com o universo dos seus associados, importa agora “captar uma nova geração de talentos”.

Reforçar as competências técnicas do setor é uma das grandes prioridades para o próximo triénio. Para além de atrair jovens qualificados, incentivar a formação e a incorporação de competências de alto valor acrescentado (design, moda, marketing, novas tecnologias, entre outras), promover um programa de estágios internacionais, lançar um programa de empreendedorismo ou promover uma reformulação inteligente dos programas de formação, são algumas das medidas mais relevantes no domínio da formação e qualificação que a APICCAPS deverá empreender nos três próximos anos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça em grande destaque no ranking PME Líder 2023

Com 110 empresas galardoadas, mais 11 do que no ano transato, Alcobaça ocupa novamente um lugar de destaque a nível do Oeste (2º classificado) e do distrito (3º classificado) no ranking PME Líder 2023, prestigiado selo de qualidade atribuído anualmente pelo IAPMEI...

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Como o crédito pode ajudar a gerir as suas despesas

No atual panorama económico e financeiro, ser capaz de gerir as suas finanças pessoais e contornar obstáculos como despesas inesperadas não deixa de ter o seu quê de desafiante.

artigo