Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

APICCAPS reúne na Benedita com empresas do setor de Calçado e Artigos de Pele

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direcção da APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Artigos de Pele e seus Sucedâneos - reuniu, no passado dia 7 de junho, na Benedita, com as empresas do setor.

Na primeira iniciativa do novo Presidente Luís Onofre, recentemente eleito para a presidência, foram contactadas três dezenas de empresas da região.

Esta visita a um dos principais polos produtivos da fileira do calçado em Portugal, constituída por 52 empresas (36 de calçado e 16 de artigos de pele), responsáveis por mais 576 postos de trabalho (454 no calçado e 122 nos artigos de pele) e que exportam mais de 20 milhões de euros (16 no calçado e 4 no setor de artigos de pele, respetivamente) enquadra-se numa perspetiva mais abrangente da associação, que passa por” valorizar uma industria vencedora”.

Para Luís Onofre importa “auscultar, in loco, os problemas das empresas, de modo a que seja possível ao setor um desenvolvimento contínuo da sua atividade”. Fizemos, por isso, questão que para além da própria direcção da APICCAPS, as duas grandes instituições de apoio ao setor, a Academia do Design e Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado visitassem connosco a Benedita e as suas empresas para que possamos, em conjunto, traçar novos projetos e iniciativas verdadeiramente mobilizadores”.

O calçado é um dos setores mais internacionalizados da economia portuguesa, exportando mais de 95% das exportações para 152 países nos cinco continentes.

Acompanharam a Direcção da APICCAPS o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, a Vereadora Inês Silva e o Presidente da Junta de Freguesia da Benedita – João Mateus Luis.

O Presidente do Município aproveitou para anunciar que a “ALEB- Área de Localização Empresarial da Benedita irá avançar, e que os trabalhos no terreno iniciar-se-ão ainda este verão. Este é um projeto esperado há décadas pelas empresas locais, que permitirá o crescimento de algumas unidades industriais que se encontram limitadas pela sua localização.

Para a nova Direcção da APICCAPS, para além do aprofundamento do relacionamento com o universo dos seus associados, importa agora “captar uma nova geração de talentos”.

Reforçar as competências técnicas do setor é uma das grandes prioridades para o próximo triénio. Para além de atrair jovens qualificados, incentivar a formação e a incorporação de competências de alto valor acrescentado (design, moda, marketing, novas tecnologias, entre outras), promover um programa de estágios internacionais, lançar um programa de empreendedorismo ou promover uma reformulação inteligente dos programas de formação, são algumas das medidas mais relevantes no domínio da formação e qualificação que a APICCAPS deverá empreender nos três próximos anos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Hawai de Alfeizerão” é investimento em campismo com charme

O conceito de acampar com elegância e charme vai ser explorado em breve em Alfeizerão, com a criação de um Parque de Glamping, Eco Resort e Parque de Autocaravanas intitulado “Hawai de Alfeizerão”, em construção no Casal da Ponte, num investimento que rondará entre...

alfeizerao1

Nazaré tem PME de Excelência

As PME do concelho da Nazaré foram distinguidas com o selo PME excelência atribuído em novembro pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI). As empresas galardoadas faturaram 11,955 milhões de euros, ou seja, mais 31,51%, e exportaram 3,6 milhões de...

pme