Esta saída começou com um percurso de 6 km pela Serra da Lua, onde os discentes observaram diversos aspetos geomorfológicos da região do Arrimal. Neste percurso destacou-se, ao nível da flora, o grande número de orquídeas encontradas, pertencentes a cinco espécies diferentes. No fim da tarde, o grupo seguiu para a Pousada da Juventude de Alvados onde pernoitou duas noites.
O dia 22, pela manhã, começou com o percurso pedestre da Fórnea (3 km) e, à tarde, foram visitadas as Grutas de Alvados.
No último dia da Saída de Campo, foram percorridos vários pontos de interesse do P.N.S.A.C., como a Praia Jurássica, o Polje Mira-Minde, o Centro de Ciência Viva do Alviela, os olhos de água, a anta e os silos mouros de Alcobertas e, por fim, as Salinas de Rio Maior.
Esta foi, com certeza, uma Saída de Campo que ficará na memória de todos e, apesar do cansaço ao longo dos dias, esta atividade superou as expectativas dos alunos a todos os níveis, deixando-os uma enorme vontade de repetir uma saída de campo, quem sabe noutras paragens. Os alunos salientaram a excelente experiência de convívio entre professores e alunos, diferente daquela a que estão habituados no contexto de sala de aula.
Estas ações marcam profundamente o relacionamento dos alunos com os seus professores e com a escola. Prova disso, foi a visita, inesperada, no sábado à noite, de um grupo de alunos que, há precisamente 20 anos, fizeram esta mesma saída de campo e não quiseram deixar de comemorar esta data com a sua presença e oferta ao professor que então os acompanhou de um póster com várias fotografias tiradas nessa atividade.
0 Comentários