Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Saída de Campo ao P.N.S.A.C.

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nos dias 21,22 e 23 de abril, os alunos do 11º ano da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, dos cursos de Ciências e Tecnologia e de Línguas e Humanidades, realizaram uma Saída de Campo ao Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Esta atividade foi inserida no Programa do Eco-Escola e teve como principal objetivo o estudo da geomorfologia e biodiversidade do P.N.S.A.C. (Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros). Acompanharam estes alunos os professores Luís Silva (Biologia e Geologia), Isabel Sales (Matemática), Ana Cordeiro (Geografia), Ângela Gens (Educação Física) e Helena Eusébio (T.I.C.).

Esta saída começou com um percurso de 6 km pela Serra da Lua, onde os discentes observaram diversos aspetos geomorfológicos da região do Arrimal. Neste percurso destacou-se, ao nível da flora, o grande número de orquídeas encontradas, pertencentes a cinco espécies diferentes. No fim da tarde, o grupo seguiu para a Pousada da Juventude de Alvados onde pernoitou duas noites.

O dia 22, pela manhã, começou com o percurso pedestre da Fórnea (3 km) e, à tarde, foram visitadas as Grutas de Alvados.

No último dia da Saída de Campo, foram percorridos vários pontos de interesse do P.N.S.A.C., como a Praia Jurássica, o Polje Mira-Minde, o Centro de Ciência Viva do Alviela, os olhos de água, a anta e os silos mouros de Alcobertas e, por fim, as Salinas de Rio Maior.

Esta foi, com certeza, uma Saída de Campo que ficará na memória de todos e, apesar do cansaço ao longo dos dias, esta atividade superou as expectativas dos alunos a todos os níveis, deixando-os uma enorme vontade de repetir uma saída de campo, quem sabe noutras paragens. Os alunos salientaram a excelente experiência de convívio entre professores e alunos, diferente daquela a que estão habituados no contexto de sala de aula.

Estas ações marcam profundamente o relacionamento dos alunos com os seus professores e com a escola. Prova disso, foi a visita, inesperada, no sábado à noite, de um grupo de alunos que, há precisamente 20 anos, fizeram esta mesma saída de campo e não quiseram deixar de comemorar esta data com a sua presença e oferta ao professor que então os acompanhou de um póster com várias fotografias tiradas nessa atividade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade