Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C

Saída de Campo ao P.N.S.A.C.

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nos dias 21,22 e 23 de abril, os alunos do 11º ano da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, dos cursos de Ciências e Tecnologia e de Línguas e Humanidades, realizaram uma Saída de Campo ao Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Esta atividade foi inserida no Programa do Eco-Escola e teve como principal objetivo o estudo da geomorfologia e biodiversidade do P.N.S.A.C. (Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros). Acompanharam estes alunos os professores Luís Silva (Biologia e Geologia), Isabel Sales (Matemática), Ana Cordeiro (Geografia), Ângela Gens (Educação Física) e Helena Eusébio (T.I.C.).

Esta saída começou com um percurso de 6 km pela Serra da Lua, onde os discentes observaram diversos aspetos geomorfológicos da região do Arrimal. Neste percurso destacou-se, ao nível da flora, o grande número de orquídeas encontradas, pertencentes a cinco espécies diferentes. No fim da tarde, o grupo seguiu para a Pousada da Juventude de Alvados onde pernoitou duas noites.

O dia 22, pela manhã, começou com o percurso pedestre da Fórnea (3 km) e, à tarde, foram visitadas as Grutas de Alvados.

No último dia da Saída de Campo, foram percorridos vários pontos de interesse do P.N.S.A.C., como a Praia Jurássica, o Polje Mira-Minde, o Centro de Ciência Viva do Alviela, os olhos de água, a anta e os silos mouros de Alcobertas e, por fim, as Salinas de Rio Maior.

Esta foi, com certeza, uma Saída de Campo que ficará na memória de todos e, apesar do cansaço ao longo dos dias, esta atividade superou as expectativas dos alunos a todos os níveis, deixando-os uma enorme vontade de repetir uma saída de campo, quem sabe noutras paragens. Os alunos salientaram a excelente experiência de convívio entre professores e alunos, diferente daquela a que estão habituados no contexto de sala de aula.

Estas ações marcam profundamente o relacionamento dos alunos com os seus professores e com a escola. Prova disso, foi a visita, inesperada, no sábado à noite, de um grupo de alunos que, há precisamente 20 anos, fizeram esta mesma saída de campo e não quiseram deixar de comemorar esta data com a sua presença e oferta ao professor que então os acompanhou de um póster com várias fotografias tiradas nessa atividade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Município apoia criação de sala multideficiência na Escola D. Pedro I

A sala multideficiência da EB 2/3 D. Pedro I (Agrupamento de Escolas de Cister), um espaço polivalente destinado a alunos com necessidades especiais em idade correspondente ao 2º e 3º ciclos e ensino secundário, foi inaugurada no passado dia 11 de janeiro. O...

1º ciclo do Ensino Básico integra a Hora dos SuperQuinas

O Projeto da Federação Portuguesa de Futebol estende-se, agora, a todo o país, depois do projeto-pilooto, que decorreu durante 3 meses, ter demonstrado a necessidade de promover atividade física nestas idades. Os Centros Escolares da Nazaré, Valado dos Frades e...

super