Q

Previsão do tempo

8° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
8° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C
-1° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C

Pastelaria Alcoa alarga negócio a Lisboa

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A pastelaria Alcoa no Chiado, em Lisboa, ainda não abriu, ao contrário do que esperava a empresária Paula Alves. Os azulejos que revestem as paredes da antiga Casa da Sorte são a causa do atraso.

A empresária aguarda que seja dada a declaração de interesse público do património azulejar português, da autoria do mestre Querubim Lapa, o pintor e ceramista com mais obras no espaço público do país, para dar início às intervenções necessárias naquele espaço comercial, transformando-o numa nova loja da Alcoa.

“Trata-se de uma loja emblemática”, reconhece a empresária, adiantando que foi devido ao pedido da Comissão de Cidadania e do Museu do Azulejo para a declaração de interesse público patrimonial do edifício que as obras da nova loja da Pastelaria se atrasaram.

Paula Alves garante que, ainda assim, a sua preocupação também é a “salvaguarda do património azulejar de um edifício emblemático da capital” e que o seu projeto de adaptação do espaço para funcionar como pastelaria dos doces conventuais sempre teve em conta a obra de Querubim Lapa.

A antiga Casa da Sorte, numa esquina do Chiado, entre a Rua Garrett e a Rua Ivens, estava encerrada.

A Casa da Sorte é toda em cerâmica, no exterior e no interior, chegou a ser uma tabacaria, onde o Eça de Queiroz ia comprar os seus charutos. Depois, o espaço transformou-se, no início dos anos 1960, com o projeto do arquiteto Conceição Silva, que convidou o ceramista para ali fazer uma profunda intervenção.

É uma das intervenções esteticamente mais arrojadas alguma vez impressa num edifício pombalino.

No exterior, em azul e branco — num contraste absoluto com a “explosão psicadélica avant la lettre”, nas palavras de Maio, que encontramos no interior —, o ceramista criou um desenho a partir de números, um tema que se adaptava bem à Casa da Sorte.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Maçã de Alcobaça considerada a 6.ª melhor do mundo

A Maçã de Alcobaça foi considerada a 6.ª melhor do mundo, pelo ranking da TasteAtlas, com uma classificação de 4.4 em 5. Em 1.º lugar está a maçã Mila Zagoras Piliou, da Grécia, em 2.º a Jabkla Grókeckie, da Polónia, e 3.º a Jablka Lackie, também da Polónia. Além...

maca

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn