Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Pastelaria Alcoa alarga negócio a Lisboa

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A pastelaria Alcoa no Chiado, em Lisboa, ainda não abriu, ao contrário do que esperava a empresária Paula Alves. Os azulejos que revestem as paredes da antiga Casa da Sorte são a causa do atraso.

A empresária aguarda que seja dada a declaração de interesse público do património azulejar português, da autoria do mestre Querubim Lapa, o pintor e ceramista com mais obras no espaço público do país, para dar início às intervenções necessárias naquele espaço comercial, transformando-o numa nova loja da Alcoa.

“Trata-se de uma loja emblemática”, reconhece a empresária, adiantando que foi devido ao pedido da Comissão de Cidadania e do Museu do Azulejo para a declaração de interesse público patrimonial do edifício que as obras da nova loja da Pastelaria se atrasaram.

Paula Alves garante que, ainda assim, a sua preocupação também é a “salvaguarda do património azulejar de um edifício emblemático da capital” e que o seu projeto de adaptação do espaço para funcionar como pastelaria dos doces conventuais sempre teve em conta a obra de Querubim Lapa.

A antiga Casa da Sorte, numa esquina do Chiado, entre a Rua Garrett e a Rua Ivens, estava encerrada.

A Casa da Sorte é toda em cerâmica, no exterior e no interior, chegou a ser uma tabacaria, onde o Eça de Queiroz ia comprar os seus charutos. Depois, o espaço transformou-se, no início dos anos 1960, com o projeto do arquiteto Conceição Silva, que convidou o ceramista para ali fazer uma profunda intervenção.

É uma das intervenções esteticamente mais arrojadas alguma vez impressa num edifício pombalino.

No exterior, em azul e branco — num contraste absoluto com a “explosão psicadélica avant la lettre”, nas palavras de Maio, que encontramos no interior —, o ceramista criou um desenho a partir de números, um tema que se adaptava bem à Casa da Sorte.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Hawai de Alfeizerão” é investimento em campismo com charme

O conceito de acampar com elegância e charme vai ser explorado em breve em Alfeizerão, com a criação de um Parque de Glamping, Eco Resort e Parque de Autocaravanas intitulado “Hawai de Alfeizerão”, em construção no Casal da Ponte, num investimento que rondará entre...

alfeizerao1

Nazaré tem PME de Excelência

As PME do concelho da Nazaré foram distinguidas com o selo PME excelência atribuído em novembro pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI). As empresas galardoadas faturaram 11,955 milhões de euros, ou seja, mais 31,51%, e exportaram 3,6 milhões de...

pme