Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
17° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 15° C
17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 15° C

Lançamento da 1ª Pedra da Residência Autónoma e Lar da CERCINA

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começaram no passado dia 1 de outubro as obras de construção do Lar Residencial e Residência Autónoma da CERCINA, instalações que nascerão ao lado da sede da instituição, localizadas na Pederneira. Hoje realizou-se uma cerimónia simbólica de lançamento e bênção da primeira pedra da obra.

O projeto “Solar da Praia”, com capacidade para acolher até 25 clientes, poderá estar concluído dentro dos próximos meses, estando o prazo da obra estimado em 1 ano.

Destinado a pessoas com autonomia reduzida (lar) e pessoas com deficiências mas que se encontram integradas no mercado de trabalho ou em formação (Residência Autónoma), o projeto irá absorver um investimento de 600 mil euros, suportados, em parte, por apoios conseguidos pela instituição.

De acordo com o Presidente da CERCINA, Joaquim Pequicho, o projeto sofreu algumas adaptações, desde a sua primeira apresentação, para que pudesse estar mais de acordo com a realidade socioeconómica local e nacional.

“A oferta enquadra-se na inovação social que a própria instituição motiva”, explicou o dirigente, acrescentando, sobre o seu terminus que “existe a expectativa de quanto mais rápido estiver terminada, mais rapidamente daremos resposta às solicitações”.

A Cercina foi criada em 1981 para dar resposta a crianças com necessidades de apoios específicos do concelho da Nazaré.

Tem a funcionar um centro de atividades ocupacionais destinado a maiores de 16 anos, um centro de formação profissional nas áreas de jardinagem e encadernação, um Centro de Novas Oportunidades e um Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes.

Desenvolve vários projetos em parceria com a autarquia e escolas do concelho e da região, alguns no âmbito da prevenção da toxicodependência e outros com o objetivo de facilitar o cumprimento da escolaridade mínima obrigatória por parte de menores de 16 anos, promovendo a inserção profissional e combatendo a infoexclusão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn