Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 25° C

Lançamento da 1ª Pedra da Residência Autónoma e Lar da CERCINA

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começaram no passado dia 1 de outubro as obras de construção do Lar Residencial e Residência Autónoma da CERCINA, instalações que nascerão ao lado da sede da instituição, localizadas na Pederneira. Hoje realizou-se uma cerimónia simbólica de lançamento e bênção da primeira pedra da obra.

O projeto “Solar da Praia”, com capacidade para acolher até 25 clientes, poderá estar concluído dentro dos próximos meses, estando o prazo da obra estimado em 1 ano.

Destinado a pessoas com autonomia reduzida (lar) e pessoas com deficiências mas que se encontram integradas no mercado de trabalho ou em formação (Residência Autónoma), o projeto irá absorver um investimento de 600 mil euros, suportados, em parte, por apoios conseguidos pela instituição.

De acordo com o Presidente da CERCINA, Joaquim Pequicho, o projeto sofreu algumas adaptações, desde a sua primeira apresentação, para que pudesse estar mais de acordo com a realidade socioeconómica local e nacional.

“A oferta enquadra-se na inovação social que a própria instituição motiva”, explicou o dirigente, acrescentando, sobre o seu terminus que “existe a expectativa de quanto mais rápido estiver terminada, mais rapidamente daremos resposta às solicitações”.

A Cercina foi criada em 1981 para dar resposta a crianças com necessidades de apoios específicos do concelho da Nazaré.

Tem a funcionar um centro de atividades ocupacionais destinado a maiores de 16 anos, um centro de formação profissional nas áreas de jardinagem e encadernação, um Centro de Novas Oportunidades e um Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes.

Desenvolve vários projetos em parceria com a autarquia e escolas do concelho e da região, alguns no âmbito da prevenção da toxicodependência e outros com o objetivo de facilitar o cumprimento da escolaridade mínima obrigatória por parte de menores de 16 anos, promovendo a inserção profissional e combatendo a infoexclusão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Prémios Vinhos de Portugal 2024 realizado em Alcobaça

Ministro da Agricultura marcou presença no evento que decorreu em hotel de luxo da cidade O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi, no passado dia 3 de maio, o local escolhido para a realização da cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da 11º...

concurso de vinhos portugueses

Arte Xávega regressa para reavivar o património [vivo] do concelho

A herança cultural é recriada para mostrar como era a vida piscatória antes do Porto A recriação da pesca artesanal “Arte Xávega" está de volta ao areal da Praia da Nazaré por iniciativa do Rancho Velha Guarda do Folclore da Nazaré, com o apoio do Município, aos...

arte xavega

Exposição de embarcações tradicionais aumenta espólio

A exposição de embarcações tradicionais da Nazaré aumentou o seu espólio com a instalação do Barco do Candil “Amor de Filhos” no espaço em frente ao Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), que integra o Museu (vivo) do Peixe Seco. Esta embarcação foi utilizada...

barco