Paulo Lemos, participou na manhã do passado dia 10 numa ação de limpeza da margem norte da Lagoa de Óbidos, onde se juntou a cerca de uma centena de populares para recolher várias toneladas de resíduos abandonados. Foram apanhados os objetos mais diversos. “Muitos isqueiros, sapatos e garrafas”, relatou o membro do Governo, que vive no Nadadouro.
“Há poucos anos tínhamos lixeiras por todo o lado. Atualmente temos uma política de gestão de resíduos. O governo está em vias de aprovação do PERSU, que é o plano de resíduos sólidos urbanos para 2020, em que temos metas muito ambiciosas de reciclagem e reutilização, apostando no resíduo como um recurso”, indicou.
“Os plásticos e o vidro que estamos aqui a retirar vão ser colocados devidamente numa entidade gestora, que depois os vai reciclar e vão entrar de novo na economia e evitar que importemos matérias-primas”, sublinhou Paulo Lemos, que defendeu uma maior fiscalização e punição pelo entulho depositado.
“Pelo que conseguimos apurar aqui e basta também passear pela praia em altura de marés vivas, para ver a quantidade de lixo que é ainda atirada para os rios e para o mar, e o facto de estarem aqui cerca de cem pessoas é uma prova de civismo e de cidadania”, manifestou.
“Sempre que vou à praia retiro o lixo e queria dar o exemplo, e é com muito gosto que estou a fazer isto”, justificou Paulo Lemos.
Miguel Silva, administrador da Valorsul, afirmou que “o lixo é um recurso e encontramos no meio do canavial uma série de materiais que ainda tem um potencial de reciclagem muito grande e que depois serão encaminhados para a central de tratamento”.
Os participantes nesta limpeza confessaram ter ficado espantados com o lixo encontrado. A população foi incentivada a ver o lixo como um recurso que pode ser reutilizado depois de reciclado.
Um pequeno gesto que, somado a outros, pode fazer a diferença para o meio-ambiente e para a vida de todos. Nesta ação, na qual também participaram as autarquias da Foz do Arelho e do Nadadouro, foram recolhidas várias toneladas de lixo.
0 Comentários