Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 19° C
19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 20° C
18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 21° C

Secretário de Estado do Ambiente limpa margem da Lagoa de Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A campanha "Vamos limpar a Europa", evento coordenado pela Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, pretende alertar a comunidade para os milhões de toneladas de resíduos que, todos os anos, são lançados nos oceanos, praias e noutros espaços naturais. Uma das ações foi organizada pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e pela Valorsul e realizou-se junto à Lagoa de Óbidos, na margem do lado das Caldas da Rainha, com a presença do secretário de Estado do Ambiente.

Paulo Lemos, participou na manhã do passado dia 10 numa ação de limpeza da margem norte da Lagoa de Óbidos, onde se juntou a cerca de uma centena de populares para recolher várias toneladas de resíduos abandonados. Foram apanhados os objetos mais diversos. “Muitos isqueiros, sapatos e garrafas”, relatou o membro do Governo, que vive no Nadadouro.

“Há poucos anos tínhamos lixeiras por todo o lado. Atualmente temos uma política de gestão de resíduos. O governo está em vias de aprovação do PERSU, que é o plano de resíduos sólidos urbanos para 2020, em que temos metas muito ambiciosas de reciclagem e reutilização, apostando no resíduo como um recurso”, indicou.

“Os plásticos e o vidro que estamos aqui a retirar vão ser colocados devidamente numa entidade gestora, que depois os vai reciclar e vão entrar de novo na economia e evitar que importemos matérias-primas”, sublinhou Paulo Lemos, que defendeu uma maior fiscalização e punição pelo entulho depositado.

“Pelo que conseguimos apurar aqui e basta também passear pela praia em altura de marés vivas, para ver a quantidade de lixo que é ainda atirada para os rios e para o mar, e o facto de estarem aqui cerca de cem pessoas é uma prova de civismo e de cidadania”, manifestou.

“Sempre que vou à praia retiro o lixo e queria dar o exemplo, e é com muito gosto que estou a fazer isto”, justificou Paulo Lemos.

Miguel Silva, administrador da Valorsul, afirmou que “o lixo é um recurso e encontramos no meio do canavial uma série de materiais que ainda tem um potencial de reciclagem muito grande e que depois serão encaminhados para a central de tratamento”.

Os participantes nesta limpeza confessaram ter ficado espantados com o lixo encontrado. A população foi incentivada a ver o lixo como um recurso que pode ser reutilizado depois de reciclado.

Um pequeno gesto que, somado a outros, pode fazer a diferença para o meio-ambiente e para a vida de todos. Nesta ação, na qual também participaram as autarquias da Foz do Arelho e do Nadadouro, foram recolhidas várias toneladas de lixo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos