Q

Previsão do tempo

7° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
8° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 15° C
8° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
Editorial

“Por amor da santa”

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O verão está quase a despedir-se e, com ele, as festas populares em honra dos santos padroeiros de cada lugar, de cada concelho, de cada vila ou cidade.

Religiosas ou não, a maior parte das pessoas gosta de ir a estas festas de sabor popular. Encontram-se os amigos, os inimigos e os velhos conhecidos que já não vêem há muito. Este ano, em tempo de eleições, é o momento exato para os políticos polirem as suas aureolas e visitarem as festas, assistindo a missas e acompanhando procissões em que nunca, ou raramente, marcaram presença.

É, sem dúvida, um tempo de Fé e devoção. Cada um pede ao santinho ou santinha, em cuja honra se faz a festa, o melhor resultado nestas autárquicas. Durante a homília, nem que seja só por uma vez, as suas vozes confundem-se numa só voz em orações pronunciadas entre dentes, pois muitos deles não conhecem os rituais e, para não fazer má figura, vão mexendo os lábios de forma a parecer que percebem muito do que se está a passar. Ainda há aqueles que, por uma questão de princípio, não põem os pés na festa religiosa, mas não poderiam faltar à pagã. Sim, não poderiam deixar escapar um “banho de gente” e perder a oportunidade de pregar a sua própria palavra.

Um Político é sempre um homem de Fé. Mesmo que não acredite na existência de Deus, é, sem sombra de dúvida, um homem de Fé. E, afinal, o que é a fé senão a capacidade de acreditar? Pois ainda que não acredite em mais nada, o Político acredita sempre em si próprio, na sua palavra, na sua capacidade de seduzir a população com promessas. Sim, o Político faz muitas promessas. Acredita que só ele é capaz de reverter a situação penosa em que estão as contas públicas do Município, portanto, acredita em milagres. E a sua crença cega-o e leva-o a travar lutas com os seus opositores, lutas com os que estão a seu lado porque nem sempre estão de acordo com o que pensa ou diz, lutas consigo próprio.

Ainda que negue a existência de Deus, o Político pega no seu bordão de peregrino e palmilha as estradas do seu concelho, levando a “sua boa nova” e espalhando a sua palavra, no intuito de ganhar o “Reino” do seu concelho, da sua freguesia.

Tanto caminho andado, tanto terreno palmilhado… para nunca se tornarem “pagadores de promessas”…

“Por amor da santa”!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos