Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
10° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
2° C
  • Sunday 6° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
EU PESCADOR ME CONFESSO

D. ANÍBAL, O AGRICULTOR

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Numa manhã de nevoeiro, andava D. Aníbal a caçar perto das suas terras de Boliqueime, quando à sua frente se levantou um coelho que ele de imediato começou a perseguir. Foi uma perseguição tremenda, até que o caçador sentiu que nada tinha diante de si.

Nada, a não ser um precipício imenso, com o mar bem lá no fundo. Ficou estarrecido. Quando se deu conta de estar no cimo de uma falésia e em perigo de vida, D. Aníbal implorou: “Valha-me Nossa Senhora de Fátima!” Como que por milagre sentiu os seus pés a cravarem-se na rocha até readquirir o equilíbrio.

O tempo que D. Aníbal procurou apoio no vazio pareceu-lhe uma eternidade. Quando, por fim, conseguiu recuar e atingir lugar seguro, D. Aníbal pôde ver a marca das suas pegadas gravada na pedra. Refeito do susto, aproximou-se do abismo e apercebeu-se do perigo que tinha corrido. Certificou-se de que só por milagre tinha escapado e pensou numa forma de agradecer à Santa. É que esta coisa dos milagres não acontece todos os dias e não vá o diabo tecê-las…

Como não lhe ocorreu nenhuma ideia para cumprir o desígnio, o alcaide de Boliqueime decidiu aconselhar-se com a sua esposa Maria. Esta, que era muito mais despachada e perspicaz, logo lhe sugeriu: “Podias plantar um pomar de abacateiros, como fazias na juventude!” E acrescentou: “Conjugavas assim duas qualidades que tens – capacidade para abrir buracos e esperteza para o negócio – com o agradecimento e a veneração à Santa.”

“Ouve lá, Maria! Só não consigo perceber como é que um abacateiro pode ser considerado um símbolo de culto e gratidão.”

“É fácil! Tu não vês que a Virgem deve estar cansada das levitações marianas sobre o abismo? Além do mais é uma manobra de risco. Por isso é que, na Cova da Iria, lhe arranjaram uma azinheira. Tu, aqui em Boliqueime, plantas-lhe os abacateiros. Talvez assim ela se esqueça das árvores que mandaste arrancar e continue a fazer milagres…”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos