Consulta Pública sobre o processo de registo de Indicação Geográfica Protegida

Ginja de Óbidos e Alcobaça sem contestação

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Terminou o período de consulta pública da candidatura de pedido de registo de Indicação Geográfica Protegida (IGP) para a Ginja de Óbidos e Alcobaça, publicado em Diário da Republica, sem oposições.

O processo tem vindo a ser preparado pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, com a cooperação do Município de Óbidos.

O processo segue agora os procedimentos legais, onde, após a receção pela União Europeia, será cedida uma autorização nacional transitória que permitirá aos produtores a utilização da IGP em território Nacional, até parecer da comunidade.

A qualificação da Ginja de Óbidos e Alcobaça como IGP é um processo de extrema importância regional e local para a valorização e promoção do fruto e para a sua proteção a eventuais usurpações. Esta qualificação permitirá ainda a valorização e promoção de outros produtos que utilizem na sua composição a ginja como ingrediente, como é o caso do licor tão apreciado na região.

Trata-se de uma nova oportunidade para a fruticultura da região a proteger, que inclui os concelhos de Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Caldas Rainha, Bombarral, Cadaval e Porto de Mós, principalmente como alternativa para as pequenas áreas e pequenos fruticultores, dadas as excelentes condições climáticas e de solo que a cultura aqui encontra.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Design da Câmara Municipal de Óbidos

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222

Autarcas de Alcobaça apelam a mais investimentos ao Ministro da Economia

Aproveitando a visita do Ministro da Economia, Pedro Reis, os autarcas locais apresentaram alguns dos seus pedidos para a região. Durante a cerimónia de inauguração da ALEB, a presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Pedro, aproveitou para...

ministro