Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 26° C
Consulta Pública sobre o processo de registo de Indicação Geográfica Protegida

Ginja de Óbidos e Alcobaça sem contestação

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Terminou o período de consulta pública da candidatura de pedido de registo de Indicação Geográfica Protegida (IGP) para a Ginja de Óbidos e Alcobaça, publicado em Diário da Republica, sem oposições.

O processo tem vindo a ser preparado pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, com a cooperação do Município de Óbidos.

O processo segue agora os procedimentos legais, onde, após a receção pela União Europeia, será cedida uma autorização nacional transitória que permitirá aos produtores a utilização da IGP em território Nacional, até parecer da comunidade.

A qualificação da Ginja de Óbidos e Alcobaça como IGP é um processo de extrema importância regional e local para a valorização e promoção do fruto e para a sua proteção a eventuais usurpações. Esta qualificação permitirá ainda a valorização e promoção de outros produtos que utilizem na sua composição a ginja como ingrediente, como é o caso do licor tão apreciado na região.

Trata-se de uma nova oportunidade para a fruticultura da região a proteger, que inclui os concelhos de Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Caldas Rainha, Bombarral, Cadaval e Porto de Mós, principalmente como alternativa para as pequenas áreas e pequenos fruticultores, dadas as excelentes condições climáticas e de solo que a cultura aqui encontra.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Design da Câmara Municipal de Óbidos

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça em grande destaque no ranking PME Líder 2023

Com 110 empresas galardoadas, mais 11 do que no ano transato, Alcobaça ocupa novamente um lugar de destaque a nível do Oeste (2º classificado) e do distrito (3º classificado) no ranking PME Líder 2023, prestigiado selo de qualidade atribuído anualmente pelo IAPMEI...

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Como o crédito pode ajudar a gerir as suas despesas

No atual panorama económico e financeiro, ser capaz de gerir as suas finanças pessoais e contornar obstáculos como despesas inesperadas não deixa de ter o seu quê de desafiante.

artigo