Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
16° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
16° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C

Conferência “Cidadania, Pessoa e Empreendedorismo”

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Cidadania, Pessoa e Empreendedorismo” foi o tema da quinta sessão do ciclo de Conferências dedicadas à “Educação, Trabalho e Empreendedorismo”, que se realizou no dia 22 de maio, na Biblioteca Municipal da Nazaré.

Helena André, deputada e ex-ministra do trabalho e solidariedade, Manuel Teodósio, docente e especialista na área do trabalho, e Miguel Sousinha, presidente da Nazaré Qualifica, foram os oradores.

Foi sobre os indicadores europeus para a diminuição da pobreza, dos sinais da crise, das dificuldades, do desemprego na Europa e em Portugal desde que a crise de desregulação dos mercados financeiros se manifestou, há cerca de seis anos, e da diferente reação dos Estados Unidos e da Europa ao mesmo problema, que Helena André deu início à sua comunicação.

A deputada explicou que a “Europa teve sempre grande incapacidade em perceber, em ajustar-se e em mudar a sua forma de fazer e de viver face ao processo de globalização”.

Sobre o momento de austeridade que se vive em vários países europeus, a deputada disse que esta “é a lógica da política seguida pela União Europeia desde 2010”.

“Temos a economia real a desmoronar-se. Assistimos ao fecho de empresas, a salários em atraso, destruição de emprego, ao aumento do desemprego; à redução da taxa de atividade no nosso país, à redução da proteção social, e dos salários dos trabalhadores”, disse a deputada, acrescentando que “estamos no momento de grandes dificuldades, com politicas duras, no momento da discussão sobre o modelo, aquele que irá ajudar-nos a sair desta situação de mudança, e de apreensão”.

Para Helena André é necessário repensar “modelos”, até hoje seguidos, e dar maior atenção “à oferta de competências para as necessidades do mercado, ao investimento na formação dos professores e dos investidores”, promovendo, ao mesmo tempo, “uma cultura de risco, que é reduzida no nosso país. Sem ela é difícil implementar o espirito do empreendedorismo”, disse.

Por seu turno, Manuel Teodósio falou da importância da mão de obra qualificada, da educação e do empreendedorismo para a criação de mais trabalho, manifestando-se preocupado com o afastamento das escolas e dos jovens das empresas ao longo do seu percurso de formação.

“Associado ao empreendedorismo está a comunicação e a inovação”, disse o docente para quem o “Turismo, Apoio social e a Agricultura são áreas do futuro”, em Portugal.

Já Miguel Sousinha, presidente da Empresa Municipal Nazaré Qualifica, apresentou o projeto da Praia do Norte, que alcançou grande notoriedade mundial, a atenção dos patrocinadores, depois da onda surfada por Garrett McNamara, no âmbito do projeto North Canyon.

O ciclo de conferências, que se prolonga até junho, é uma organização da Câmara da Nazaré, CFAE – centro de formação das escolas do concelho de Alcobaça e Nazaré e UGT.

Dirigidas ao público em geral, as conferências funcionam, igualmente, como ação de formação para docentes e assistentes operacionais a desempenhar funções em estabelecimentos de ensino.

A próxima conferência, que irá decorrer no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré no dia 19 de junho, terá como tema “Empreendedorismo, Criatividade e Reconhecimento da Pessoa”. Os oradores são divulgados brevemente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn