Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
10° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
9° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C

Conferência “Cidadania, Pessoa e Empreendedorismo”

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Cidadania, Pessoa e Empreendedorismo” foi o tema da quinta sessão do ciclo de Conferências dedicadas à “Educação, Trabalho e Empreendedorismo”, que se realizou no dia 22 de maio, na Biblioteca Municipal da Nazaré.

Helena André, deputada e ex-ministra do trabalho e solidariedade, Manuel Teodósio, docente e especialista na área do trabalho, e Miguel Sousinha, presidente da Nazaré Qualifica, foram os oradores.

Foi sobre os indicadores europeus para a diminuição da pobreza, dos sinais da crise, das dificuldades, do desemprego na Europa e em Portugal desde que a crise de desregulação dos mercados financeiros se manifestou, há cerca de seis anos, e da diferente reação dos Estados Unidos e da Europa ao mesmo problema, que Helena André deu início à sua comunicação.

A deputada explicou que a “Europa teve sempre grande incapacidade em perceber, em ajustar-se e em mudar a sua forma de fazer e de viver face ao processo de globalização”.

Sobre o momento de austeridade que se vive em vários países europeus, a deputada disse que esta “é a lógica da política seguida pela União Europeia desde 2010”.

“Temos a economia real a desmoronar-se. Assistimos ao fecho de empresas, a salários em atraso, destruição de emprego, ao aumento do desemprego; à redução da taxa de atividade no nosso país, à redução da proteção social, e dos salários dos trabalhadores”, disse a deputada, acrescentando que “estamos no momento de grandes dificuldades, com politicas duras, no momento da discussão sobre o modelo, aquele que irá ajudar-nos a sair desta situação de mudança, e de apreensão”.

Para Helena André é necessário repensar “modelos”, até hoje seguidos, e dar maior atenção “à oferta de competências para as necessidades do mercado, ao investimento na formação dos professores e dos investidores”, promovendo, ao mesmo tempo, “uma cultura de risco, que é reduzida no nosso país. Sem ela é difícil implementar o espirito do empreendedorismo”, disse.

Por seu turno, Manuel Teodósio falou da importância da mão de obra qualificada, da educação e do empreendedorismo para a criação de mais trabalho, manifestando-se preocupado com o afastamento das escolas e dos jovens das empresas ao longo do seu percurso de formação.

“Associado ao empreendedorismo está a comunicação e a inovação”, disse o docente para quem o “Turismo, Apoio social e a Agricultura são áreas do futuro”, em Portugal.

Já Miguel Sousinha, presidente da Empresa Municipal Nazaré Qualifica, apresentou o projeto da Praia do Norte, que alcançou grande notoriedade mundial, a atenção dos patrocinadores, depois da onda surfada por Garrett McNamara, no âmbito do projeto North Canyon.

O ciclo de conferências, que se prolonga até junho, é uma organização da Câmara da Nazaré, CFAE – centro de formação das escolas do concelho de Alcobaça e Nazaré e UGT.

Dirigidas ao público em geral, as conferências funcionam, igualmente, como ação de formação para docentes e assistentes operacionais a desempenhar funções em estabelecimentos de ensino.

A próxima conferência, que irá decorrer no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré no dia 19 de junho, terá como tema “Empreendedorismo, Criatividade e Reconhecimento da Pessoa”. Os oradores são divulgados brevemente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Moção contra fim das touradas rejeitada na Nazaré

A moção "Pelo fim de espetáculos com sofrimento animal - Tourada não é cultura" apresentada pelo Bloco de Esquerda na sessão da Assembleia Municipal da Nazaré, no passado dia 23 de setembro, foi rejeitada com 5 votos contra, 4 votos a favor e 14 abstenções. A...