Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
14° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
EDITORIAL

Os VIP à portuguesa

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Que há um “Big Brother” que cruza os nossos dados profissionais, bancários, pessoais e que é possível saber quase tudo sobre alguém desde que se tenham alguns números de identificação e alguma habilidade informática, já todos sabemos. Digamos que o Estado é uma espécie de “Big Brother” e nós, todos os portugueses com número de contribuinte, estamos, constantemente, a ser observados.

Quanto ao “reality show”, que atende pelo mesmo nome e é visto por milhares de portugueses, ilustra, na perfeição o estado da nação. Quem são os ídolos da nação? Pessoas que deram a cara por escândalos e ganham por semana 3000,00€ para dizerem umas baboseiras e fazerem correr tinta nos jornais?

A verdade é que às segundas de manhã, mesmo quem não vê o programa ouve os comentários dos que o vêem sobre o barracão e o casarão e as personagens que os vão habitar enquanto o programa estiver no ar. Se a sigla inglesa “VIP” continua a querer dizer a mesma coisa de sempre, “very important person”, a questão que se coloca é se as pessoas importantes deste país são aquelas… O que fizeram de importante o Zézé Camarinha ou a senhora brasileira que ninguém conhecia, antes de vir à televisão portuguesa, exibir os seus dotes físicos? Já para não falar dos outros… Sim, o que fizeram eles em prol de um país à beira da bancarrota, em que há pessoas a passar fome, milhares de desempregados e outros tantos em risco de perder o emprego?

Ler nas parangonas de um jornal nacional quanto ganham os habitantes do “barracão” e do “casarão” é no mínimo ofensivo para a maior parte dos portugueses, que faz contas ao que tem na carteira e não sabe se o dinheiro vai chegar até ao fim do mês.

Trata-se quase de um fenómeno sociológico: aquele programa despoleta na maior parte dos portugueses a coscuvilhice, a sensação de espreitar, aquilo que muitos chamam “voyeurismo”.

Se o nosso futuro depender dos modelos que os nossos jovens têm, teremos uma geração de portugueses a pensar que ser importante é ser falado. Afinal, talvez o ditote popular esteja correto: “não é importante que digam mal ou bem… o importante é que falem!”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos