Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 17° C
14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 15° C

Substância que pode provocar cancro vai ser retirada de escolas da região

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi diviulgada uma lista de 53 estabelecimentos de ensino que vão deixar de ter coberturas de fibrocimento com amianto, uma substância potencialmente cancerígena. Sete escolas do distrito foram identificadas pelo Ministério da Educação para receber intervenções prioritárias para a retirada de placas de amianto, estando previstas obras durante o verão, antes do início do novo ano letivo, nas Caldas da Rainha, para retirada das placas de fibrocimento.

Na lista das escolas identificadas como prioritárias para intervenções fazem parte a escola básica Frei Estevão Martins (Alcobaça), a Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha), a escola básica Mouzinho de Albuquerque (Batalha), escola secundária da Batalha, escola secundária Pinhal do Rei (Marinha Grande), escola secundária de Mira de Aire (Porto de Mós) e escola básica e secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere).

“Posteriormente outras escolas integrarão o programa operacional, em função das situações detetadas”, refere a tutela.

A lista das escolas foi definida após um levantamento realizado pela Direção-Geral dos Estabelecimentos de Ensino em janeiro e fevereiro.

A utiização de fibrocimento é proibida na União Europeia desde 2005, mas muitas das escolas mais antigas contêm este produto na sua construção.

O perigo do amianto reside na possibilidade da inalação das suas fibras, que se podem alojar nos pulmões durante anos. O risco surge quando há degradação de produtos que contenham amianto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Natal encerra bom balanço positivo

O Óbidos Vila Natal encerrou as suas portas no passado dia 4 de janeiro, com um balanço muito positivo. Durante mais de um mês, a vila medieval de Óbidos recriou um Reino Encantado e recebeu cerca de 200 mil visitantes, tanto portugueses, como estrangeiros, que...

Obidos Vila Natal balanco final

Estudante do Politécnico de Leiria distinguido com o prémio

Nuno Caseiro, estudante do mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, foi distinguido com o prémio ‘Reconhecimento Alcino Lavrador’, atribuído pela Altice Labs, que visa...

nuno

Nazarenos e Alcobacenses podem viajar no Oeste gratuitamente

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) lançou o Passe M Oeste, que garante a mobilidade gratuita dentro dos seus 12 municípios e uma redução para 40 euros da modalidade inter-regional, equiparando-se ao valor dos títulos coletivos de transporte na Área...

passem topo v2