Substância que pode provocar cancro vai ser retirada de escolas da região

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi diviulgada uma lista de 53 estabelecimentos de ensino que vão deixar de ter coberturas de fibrocimento com amianto, uma substância potencialmente cancerígena. Sete escolas do distrito foram identificadas pelo Ministério da Educação para receber intervenções prioritárias para a retirada de placas de amianto, estando previstas obras durante o verão, antes do início do novo ano letivo, nas Caldas da Rainha, para retirada das placas de fibrocimento.

Na lista das escolas identificadas como prioritárias para intervenções fazem parte a escola básica Frei Estevão Martins (Alcobaça), a Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha), a escola básica Mouzinho de Albuquerque (Batalha), escola secundária da Batalha, escola secundária Pinhal do Rei (Marinha Grande), escola secundária de Mira de Aire (Porto de Mós) e escola básica e secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere).

“Posteriormente outras escolas integrarão o programa operacional, em função das situações detetadas”, refere a tutela.

A lista das escolas foi definida após um levantamento realizado pela Direção-Geral dos Estabelecimentos de Ensino em janeiro e fevereiro.

A utiização de fibrocimento é proibida na União Europeia desde 2005, mas muitas das escolas mais antigas contêm este produto na sua construção.

O perigo do amianto reside na possibilidade da inalação das suas fibras, que se podem alojar nos pulmões durante anos. O risco surge quando há degradação de produtos que contenham amianto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222

Vereadora nazarena alerta para infiltrações e buracos na Amadeu Gaudêncio

A Escola Secundária Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, tem enfrentado problemas graves de infraestruturas, e em reunião de câmara, a vereadora do PSD, Fátima Duarte, levou a questão das infiltrações nas salas de aula e dos buracos no acesso à escola. "É óbvio que tivemos...

Escola