Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
Eu pescador me confesso

OS NOVOS-RICOS

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os novos-ricos usam chinelos e andam de bengala. Passeiam-se pelas ruas a aproveitar os raios de sol que, por enquanto, ainda não pagam imposto. E esperam, receosos, que a “troika” venha fazer mais uma avaliação, positiva e elogiosa, ao desastrado desempenho do Governo. É que eles sabem, num saber de experiência feito, que cada avaliação dessas é a justificação para mais um assalto ao seu bolso. Já que a sua “fortuna” tem sido o pretexto para o agravamento da austeridade, estimulando o apetite dos vampiros.

Os novos-ricos pagam impostos elevadíssimos e não reclamam, cansados como estão de que os seus protestos sejam ignorados. Isto apesar de esses protestos serem legítimos e justificados porque, de facto, os impostos não correspondem a uma distribuição justa e equitativa dos sacrifícios. Mas, também, o que é que isso importa? O seu dinheiro está ao alcance da mão e disponível, pronto a ser saqueado por qualquer ladrão de casaca.

Os novos-ricos fazem uma ginástica dos diabos com o orçamento mensal. Para pagarem as contas e as despesas correntes, para terem a comida na mesa todos os dias e, simultaneamente, para apoiarem os filhos e os pais. Empenham-se nesta cruzada para que, os primeiros, se qualifiquem para o mercado de trabalho e, os segundos, tenham uma velhice digna. Porque os novos-ricos são o sustentáculo da família, ascendente e descendente. Cuidando da geração que ajudou a construir o passado deste país e investindo na formação da geração que seria suposto construir o seu futuro.

Acontece que os novos-ricos vêem os filhos emigrarem para a estranja, depois de anos consecutivos a queimarem a pestana que é deles e o dinheiro que é seu. E vêem os pais a serem escorraçados de todos os sistemas de assistência social e espoliados do produto do seu trabalho.

É difícil ser novo-rico em Portugal mas é fácil chegar lá, pelo menos no entender e na concepção surrealista deste Governo…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos