Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
Editorial

METER A FOICE EM SEARA ALHEIA

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Há ditados antigos que definem a natureza do ser humano. Todos nós somos excelentes conselheiros quando os problemas não são nossos. Todos sabemos analisar os problemas dos outros e dizer-lhes como deveriam fazer, pois não há emoções da nossa parte.

“Meter a foice em seara alheia” é aquilo que não só as pessoas enquanto seres individuais fazem, mas cada que cada povo tem tendência a fazer com a realidade dos outros povos. Todos nós saberíamos alvitrar opiniões sobre a situação dos países vizinhos, dos países árabes, daqueles que se guerreiam desde que o mundo é mundo. Enfim, todos somos bons opinadores em causa alheia.

Até alguns dias atrás, a maior parte dos portugueses nem sabia onde ficava a Venezuela no mapa das preocupações do mundo. No entanto, desde a morte do Chefe de Estado mais polémico da última década, não há ninguém que não tenha uma opinião formada sobre uma realidade que desconhece, uma política e uma forma de pensar que é alheia a este país onde a Europa acaba.

A imprensa escrita e falada foi invadida pelo “venezuelanismo” de Chávez. Um líder de esquerda tão acusado de querer protagonismo e tempo de antena nos meios de comunicação, passou, de repente a ser a abertura dos noticiários. Não deixa de ser irónico. Acusado de ditador, Chávez ficou conhecido pelo episódio caricato que envolveu o rei de Espanha a brindar o líder da ex-colónia com a pergunta ofensiva “porqué nó te callas?”. No entanto, apesar de revolucionário, o representante dos descamisados teve a fineza de não responder a tamanha grosseria proferida por sua majestade, que dedica o seu tempo a gastar o erário público de nuestros hermanos na caça ao elefante.

Comentadores, sociólogos e politólogos descobriram a Venezuela, repentinamente. Graças a quem? A Chávez e à sua forma de ver e fazer política.

Quem somos nós, tristes aprendizes da democracia para criticar a dos outros, se nem a nossa casa sabemos arrumar? Vergamo-nos à vontade da pequena ditadora da europa e somos governados por homens que não sabem pensar por si e obedecem cegamente à Troika, ao FMI, e até já nos americanizámos. Agora, também gostamos de opinar e intrometer-nos com as nossas “importantes opiniões” na vida dos outros países. Não sabemos cuidar da nossa seara, mas estamos sempre prontos a meter a foice na seara alheia. Fazendo minhas as palavras grosseiras de sua majestade, “porqué nó se callán?”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos