Eu Pescador me confesso

A linguagem gestual

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estava a ver as notícias na TV e a fazer contas à vida, quando me apareceu no ecrã aquele quadradinho reservado à linguagem dos surdos-mudos. Ao princípio não liguei. É natural, não percebo esse tipo de linguagem nem tenho necessidade disso. No entanto, pouco tempo depois, alguma coisa me despertou a curiosidade naquele quadradinho. Dentro dele, um homem magro gesticulava freneticamente. A sua cara, inexpressiva, era-me familiar. Observei-o com mais atenção e verifiquei, estupefacto, que se tratava do Presidente da República. O próprio, em carne e osso. Fiquei preocupado. O que se passaria para ele estar ali a exprimir-se daquela forma?

Pensei que, como estamos na época natalícia e o homem é doido por Bolo-rei, talvez estivesse engasgado. Mas achei que, mesmo que fosse o caso, aquela atitude não seria a mais adequada. Por isso, decidi telefonar para a Casa Civil da Presidência, a fim de saber as razões de tão estranho comportamento. E foi de lá que me esclareceram.

Pelos vistos o homem tinha perdido a fala, subitamente. Vá se lá saber porquê. Consultada a equipa médica de Belém, esta foi unânime em reconhecer que se tratava de uma espécie de obstipação das cordas vocais. Uma perturbação da fala, rara e invulgar, com origem em problemas de natureza psicológica ou neurológica.

Diagnosticado o problema, os consultores do PR reuniram-se para deliberar qual a atitude mais consentânea com o momento delicado da vida nacional. Avaliados os prós e os contras desta inoportuna mudez, decidiram aconselhar o Presidente a tirar um curso intensivo de linguagem gestual. Desse modo ninguém poderia acusá-lo de não comunicar com o País. E, por outro lado, evitaria o risco de entrar em contradição, quer com os actos do passado quer com a conivência do presente.

Assim como assim, como só poucas pessoas o entenderiam e, mesmo essas, teriam dificuldade em divulgá-lo, não se comprometeria. O seu silêncio seria, efectivamente, de ouro…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn