Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
19° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
Eu Pescador me confesso

A linguagem gestual

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estava a ver as notícias na TV e a fazer contas à vida, quando me apareceu no ecrã aquele quadradinho reservado à linguagem dos surdos-mudos. Ao princípio não liguei. É natural, não percebo esse tipo de linguagem nem tenho necessidade disso. No entanto, pouco tempo depois, alguma coisa me despertou a curiosidade naquele quadradinho. Dentro dele, um homem magro gesticulava freneticamente. A sua cara, inexpressiva, era-me familiar. Observei-o com mais atenção e verifiquei, estupefacto, que se tratava do Presidente da República. O próprio, em carne e osso. Fiquei preocupado. O que se passaria para ele estar ali a exprimir-se daquela forma?

Pensei que, como estamos na época natalícia e o homem é doido por Bolo-rei, talvez estivesse engasgado. Mas achei que, mesmo que fosse o caso, aquela atitude não seria a mais adequada. Por isso, decidi telefonar para a Casa Civil da Presidência, a fim de saber as razões de tão estranho comportamento. E foi de lá que me esclareceram.

Pelos vistos o homem tinha perdido a fala, subitamente. Vá se lá saber porquê. Consultada a equipa médica de Belém, esta foi unânime em reconhecer que se tratava de uma espécie de obstipação das cordas vocais. Uma perturbação da fala, rara e invulgar, com origem em problemas de natureza psicológica ou neurológica.

Diagnosticado o problema, os consultores do PR reuniram-se para deliberar qual a atitude mais consentânea com o momento delicado da vida nacional. Avaliados os prós e os contras desta inoportuna mudez, decidiram aconselhar o Presidente a tirar um curso intensivo de linguagem gestual. Desse modo ninguém poderia acusá-lo de não comunicar com o País. E, por outro lado, evitaria o risco de entrar em contradição, quer com os actos do passado quer com a conivência do presente.

Assim como assim, como só poucas pessoas o entenderiam e, mesmo essas, teriam dificuldade em divulgá-lo, não se comprometeria. O seu silêncio seria, efectivamente, de ouro…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cinco missões para um Portugal Inteiro

No ano em que celebramos o cinquentenário do 25 de Abril, é com orgulho e humildade que nos dirigimos ao povo português para partilhar de forma clara e firme a visão que temos para Portugal, os objetivos que perseguiremos e as medidas que implementaremos. Com...

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1