“15 milhões de maçãs certificadas e dois milhões de maçãs indiferenciadas, o que se traduz em 2 milhões de quilos de fruta, e mais de 1,5 milhões de euros, foi o total desta campanha”, disse Jorge Soares da APMA, adiantando que estes números correspondem a “4% do total da maçã que é produzida em toda a região”.
Segundo o dirigente, cada 20 mil quilos de maçã representa um posto de trabalho permanente, como tal “os 2 milhões vendidos pela superfície comercial alemã corresponderão a 100 postos de trabalho”.
Ao contrário da maioria das cadeias de supermercados, o LIDL tem mantido a aposta na parceria com produtores regionais. Jorge Soares diz que se trata de um “projeto em contracorrente”, que espera que vingue e que continue a crescer já na próxima campanha. As metas da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça são aumentar de oito para 10 meses a presença do seu produto nesta cadeia de distribuição alemã, reforçando, também, a presença do produto nas prateleiras dos supermercados e indo ao encontro das solicitações dos consumidores.
A maçã de Alcobaça é o resultado do trabalho de 12 associações de produtores, que constituem esta Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça. A associação representa cerca de seis centenas de produtores dos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Porto de Mós, Óbidos e Torres Vedras.
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