Q

Previsão do tempo

10° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
10° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
8° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
EU PESCADOR ME CONFESSO

A FÁBULA

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
--Tu não vês como eu me esforço? – disse a cigarra para a formiga. – Pensas que é fácil manter a voz bem afinada, para que se ouça quando faço os meus trinados? Não é fácil, não! Obriga-me a treinos intensivos de projecção da voz. Obriga-me a ir a concertos para praticar os meus gorjeios, principalmente depois de um solo exigente e complicado. Obriga-me a beber tisanas de casca de cebola e a fazer gargarejos com água salgada antes de dormir, para clarear a voz…

— Tu não vês como eu me esforço? – repetiu a cigarra. – Com as minhas idas frequentes ao estrangeiro, para me manter actualizada e instruída. E nem imaginas o quanto me cansam: as viagens de avião, os almoços e jantares de cortesia, as reuniões protocolares…

— Tu não vês como eu me esforço? – insistiu a cigarra. – O sacrifício que faço para manter a boa forma: nos ginásios, nos “Spa’s” e nos “jogging’s” matinais. As despesas que tenho com o meu “personal trainer” e, também, com os consultores de imagem e os professores de canto, de dicção, de línguas estrangeiras, etc, etc, etc. Tudo em favor da comunidade, o que é o mesmo que dizer, tudo em favor de ti.

— Quem me dera ser como tu que apenas te limitas a trabalhar – lamentou-se a cigarra. – Que não tens de te preocupar com a imagem nem com a voz nem com a boa forma física. Feliz de ti, a quem o trabalho dá tudo: o exercício grátis, a transpiração saudável e regeneradora, a comidinha caseira simples e barata, a sardinha e a cavala “gourmet” e, ainda, uma existência livre dos vícios e exigências da vida moderna.

A formiga ainda se atreveu a balbuciar: — Mas eu trabalho e produzo, porra! E, no final do dia, levo para casa um salário cada vez mais miserável. No entanto, a ti só te vejo a cantar e a encher os bolsos. Por isso de que me servem os teus elogios?

— Ai não percebes, minha grande parva – rematou a cigarra. – Então tu não vês que cantar é uma forma inteligente de mostrar trabalho? Assim, posso ser cigarra para não ter de produzir como uma formiga e posso ser formiga para justificar o dinheiro que ganho sem produzir. Serei uma cigarra-formiga ou uma formiga-cigarra. Tanto faz. E esta indefinição, esta coisa de ninguém saber ao certo o que é que eu sou, é aquilo que mais me convém neste momento!…

(Com os meus sinceros agradecimentos ao senhor ministro da Administração Interna pela sugestão do tema desta crónica)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos