Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
17° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 24° C
16° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 23° C
Eu pescador me confesso

“Ó PORTUGAL, HOJE ÉS NEVOEIRO…”

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Se Portugal fosse uma Nação, isto é, se Portugal fosse um conjunto de indivíduos unidos por uma consciência nacional, partilhando interesses, necessidades e aspirações. Se Portugal fosse, de facto, uma Nação, não se comportaria da maneira como se comporta. Dividindo os cidadãos e acentuando as desigualdades.

Se Portugal fosse, verdadeiramente, uma Nação: quando o país empobrecesse, empobreciam todos; quando o país enriquecesse, enriqueciam todos. Mas como transformaram Portugal nesta miscelânea heterogénea de cidadãos e interesses, tudo se processa de modo diverso. Assim, a maioria tem que empobrecer para que alguns enriqueçam. E, para que alguns possam desfrutar dos privilégios, é preciso que sobre os outros recaiam todos os sacrifícios.

É este o resultado de uma política neo-liberal que não trata todos da mesma maneira. Que explora uns para favorecer outros. Que não respeita nem salvaguarda as diferenças ou as necessidades. Mas que, pelo contrário, amesquinha, humilha e degrada os mais fracos, os mais desprotegidos e os mais vulneráveis.

De facto, com esta geração de politiqueiros, Portugal tornou-se neste sucedâneo de Nação. Semelhante a países como a China ou a Índia, em que os miseráveis são relegados para os subúrbios das grandes cidades, para os guetos. Sem direitos nem dignidade. Marginalizados e escravizados por dirigentes sem carácter e sem escrúpulos.

Este é o Portugal de que eu não gosto e no qual não me revejo. Porque é o Portugal dos Borges, dos Catroga, dos Mexia, dos Bava, dos Oliveira, dos Carrapatoso, dos Amado, dos Ulrich, dos Amaral, dos Gonçalves, dos Soares dos Santos, dos Belmiro, dos Amorim, dos Rendeiro, dos Berardo e, também, dos Loureiro, dos Lima, dos Oliveira e Costa, dos Isaltino, dos Jaime Ramos, etc… É o país das elites, dos vivaços, dos intocáveis, dos oportunistas e dos deuses com pés de barro.

Não, este Portugal não é mesmo uma Nação!…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1