Q

Previsão do tempo

8° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
8° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C
5° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
Eu pescador me confesso

“Ó PORTUGAL, HOJE ÉS NEVOEIRO…”

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Se Portugal fosse uma Nação, isto é, se Portugal fosse um conjunto de indivíduos unidos por uma consciência nacional, partilhando interesses, necessidades e aspirações. Se Portugal fosse, de facto, uma Nação, não se comportaria da maneira como se comporta. Dividindo os cidadãos e acentuando as desigualdades.

Se Portugal fosse, verdadeiramente, uma Nação: quando o país empobrecesse, empobreciam todos; quando o país enriquecesse, enriqueciam todos. Mas como transformaram Portugal nesta miscelânea heterogénea de cidadãos e interesses, tudo se processa de modo diverso. Assim, a maioria tem que empobrecer para que alguns enriqueçam. E, para que alguns possam desfrutar dos privilégios, é preciso que sobre os outros recaiam todos os sacrifícios.

É este o resultado de uma política neo-liberal que não trata todos da mesma maneira. Que explora uns para favorecer outros. Que não respeita nem salvaguarda as diferenças ou as necessidades. Mas que, pelo contrário, amesquinha, humilha e degrada os mais fracos, os mais desprotegidos e os mais vulneráveis.

De facto, com esta geração de politiqueiros, Portugal tornou-se neste sucedâneo de Nação. Semelhante a países como a China ou a Índia, em que os miseráveis são relegados para os subúrbios das grandes cidades, para os guetos. Sem direitos nem dignidade. Marginalizados e escravizados por dirigentes sem carácter e sem escrúpulos.

Este é o Portugal de que eu não gosto e no qual não me revejo. Porque é o Portugal dos Borges, dos Catroga, dos Mexia, dos Bava, dos Oliveira, dos Carrapatoso, dos Amado, dos Ulrich, dos Amaral, dos Gonçalves, dos Soares dos Santos, dos Belmiro, dos Amorim, dos Rendeiro, dos Berardo e, também, dos Loureiro, dos Lima, dos Oliveira e Costa, dos Isaltino, dos Jaime Ramos, etc… É o país das elites, dos vivaços, dos intocáveis, dos oportunistas e dos deuses com pés de barro.

Não, este Portugal não é mesmo uma Nação!…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1

Presunção e água benta não rima com hipocrisia e mentira

António Costa, depois de em 2014 trair António José Seguro e os socialistas que o acompanhavam, como por exemplo o “Brilhante” lambe botas, perdeu eleições e ao seu jeito hipócrita e mentiroso, foi governar criando uma geringonça que lhe deu colinho salvando-lhe a...

graciano

Alfeizerão regressa à época Medieval de 14 a 16 de julho

Alfeizerão Medieval, um evento com entrada gratuita, que vai recriar os tempos em que cristãos e mouros conviviam naquela terra, sob o domínio dos monges de Cister, vai decorrer de 14 a 16 de julho. O mercado medieval vai ficar instalado num espaço de mais de...

mediaval