“Esta é uma grande Feira, onde se reúnem milhares de agricultores que aqui vêm contactar com as modernas tecnologias e preparar-se para aumentar a produtividade da agricultura portuguesa. Esta visita à Feira Nacional de Agricultura deve-se à prioridade que tenho vindo a atribuir à mobilização dos empresários para o aumento da exportação e do investimento privado, problemas que devem mobilizar as energias dos agentes políticos portugueses e da população em geral.”, afirmou.
Para o Presidente de República, a agricultura está a dar um contributo crescente e muito positivo para a resolução dos problemas nacionais, apesar da seca que ” prejudicou os agricultores”. No entanto, destacou “o espírito muito positivo dos trabalhadores agrícolas”, e salientou a preferência crescente dos portugueses pelos produtos nacionais, a diminuição da balança alimentar externa e a exportação de mais produtos portugueses.
Com expositores em sectores tão diversos como maquinaria agrícola, produtos e serviços para a agricultura, comércio, artesanato e gastronomia, entre outros, demonstra-se a importância do evento a nível nacional. Numa conjuntura económica desfavorável, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo afirma-se como um polo de atracção não só para os profissionais do ramo com a realização de vários negócios, mas também para o público em geral.
Durante a Feira Nacional de Agricultura, o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A., marca encontro com os melhores sabores com a realização de mais um Salão “Prazer de Provar”.
Paralelamente, decorre a EXPO.tur PORTUGAL 2012 – Feira de Turismo Rural e Natureza, evento que é organizado pela TuriPortugal – Associação de Turismo de Portugal, e a Fersant – – Feira das Actividades Económicas da Região de Santarém.
O Encontro das Confrarias Portuguesas, o Festival de Folclore, as Provas de Apartação e Condução de cabrestos, o Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho, o concerto de José Cid, a largada de touros e a mesa da tortura marcarem o primeiro dia do certame.
0 Comentários