Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Biblioteca Infanto-Juvenil da Universidade de Coimbra em Alcobaça já abriu

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Instalada no edifício do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, em Alcobaça (CESUCA), a nova Biblioteca Infantojuvenil da UC constitui um importante reforço da oferta do concelho de Alcobaça a este nível. Trata-se de um novo acervo que a Universidade de Coimbra constitui em pleno centro da cidade de Alcobaça. O catálogo, atualizado […]

Instalada no edifício do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, em Alcobaça (CESUCA), a nova Biblioteca Infantojuvenil da UC constitui um importante reforço da oferta do concelho de Alcobaça a este nível.

Trata-se de um novo acervo que a Universidade de Coimbra constitui em pleno centro da cidade de Alcobaça. O catálogo, atualizado todos os meses, dará acesso gratuito e permanente à literatura infantojuvenil mais recente publicada em Portugal.

A sessão de inauguração realizou-se com a presença do Sr. Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Delfim Leão, da Coordenadora do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, Dra. Margarida Anastácio; do Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Dr. Manuel Portela; da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Manuela Pargana Silva; do Reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Amílcar Falcão, entre outras entidades.

Este novo equipamento representa “um reforço do relacionamento entre a Universidade de Coimbra e o Município de Alcobaça, em linha com o que temos vindo a trabalhar desde há 23 anos, quando foi criado o CESUCA. Será um espaço aberto a toda comunidade que aumenta efetivamente o fundo documental acessível aos utilizadores da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, onde se encontram incluídas as Bibliotecas Escolares. Este espaço não pretende fazer qualquer tipo de concorrência às várias bibliotecas já existentes no concelho. Pelo contrário, irá trabalhar em complementaridade com toda esta rede. Esta parceria com a Universidade de Coimbra tem vindo a dar passos significativos nos últimos anos, pelo que a consideramos como absolutamente estratégica para a qualidade da oferta do concelho em matéria de Educação e de Formação”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Hermínio Rodrigues.

O edil relembrou ainda todo o investimento realizado nos últimos anos pela Câmara Municipal em matéria de educação, “um pilar fundamental da nossa ação política”:

Criação de 5 Centros Escolares (Alcobaça, Benedita, Cela, Turquel e Alfeizerão), Requalificação da Escola Frei Estevão Martins (em curso), Conversão da EB2/3 de Pataias no futuro Centro Escolar da Freguesia (obra para arrancar em breve), Gratuitidade dos materiais escolares do 1º ao 6º ano de escolaridade.

Aproveitando a presença do Reitor da UC, Hermínio Rodrigues apelou ao reforço do relacionamento entre a Universidade de Coimbra e o Município de Alcobaça com a criação do Centro de Investigação e Experimentação Agrícola, Gastronómica e Tecnológica: “É um sonho que partilho com todos os alcobacenses e que merece o envolvimento de todos nós! Não tenho a menor dúvida de que o desenvolvimento económico e social de Alcobaça requer a concretização deste Centro do qual sairão quadros formados e preparados para impulsionar alguns dos nossos setores económicos mais estratégicos e emblemáticos. Será o culminar de uma estratégia conjunta já materializada com a criação do CESUCA (2001), do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça (2021) e do lançamento do pós-graduação em Património Alimentar e Desenvolvimento do Território que tem tido bastante sucesso, estando já na sua segunda edição.”

Para o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar “as Universidades têm nos dias de hoje responsabilidades que ultrapassam a formação. Pretendemos ser uma instituição integrada na comunidade, promotora do conhecimento e do consumo de literatura. Temos um papel importantíssimo na promoção da leitura junto dos mais jovens, hoje em dia muito focados nas novas tecnologias. Estou certo que esta biblioteca nos irá ajudar a cumprir essa missão.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho