Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
  • Monday 24° C
19° C
  • Saturday 32° C
  • Sunday 32° C
  • Monday 28° C
19° C
  • Saturday 32° C
  • Sunday 32° C
  • Monday 29° C

Gestão de eventos e a dinamização da economia da Nazaré esteve em Fórum Económico na Polónia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré foi a vila portuguesa convidada, e a única representante do país, do 32º Fórum Económico, realizado pela Fundação do Instituto de Estudos Orientais, na cidade Karpacz, na Polónia, de 5 a 7 de setembro, sob o tema “Novos valores para o velho continente – A Europa no limiar da mudança, em que participaram […]

A Nazaré foi a vila portuguesa convidada, e a única representante do país, do 32º Fórum Económico, realizado pela Fundação do Instituto de Estudos Orientais, na cidade Karpacz, na Polónia, de 5 a 7 de setembro, sob o tema “Novos valores para o velho continente – A Europa no limiar da mudança, em que participaram oradores de vários pontos do mundo.

Walter Chicharro participou no painel “Eventos Desportivos como chave para o desenvolvimento e promoção das Regiões”, onde foram apresentados outros casos de cidades em que se realizaram eventos desportivos internacionais responsáveis pela mobilização de milhares de turistas ao longo do ano e que geram receitas adicionais às economias locais.

Maria de Nova Pozuelo, do Governo Regional da Andaluzia; Marvin Kaminski, pela Federação Polaca de Equitação; Robert Korzeniowski, pela Fundação Robert Korzeniowski; Dariusz Choruzyk, representante da cidade Piwniczna – Zdroj e Piotr Obidzinski, da RSK Raków Czestochowa S.A, compuseram este painel, que decorreu durante a manhã do passado dia 6.

“A organização de eventos desportivos traduz-se em benefícios e desafios para as organizações. Uma boa organização pode ser uma excelente alavanca de promoção das localidades ou Regiões, e, a longo prazo, motor de desenvolvimento. Eventos internacionais geram mais receitas e podem atrair milhares de novos turistas. Qual é o segredo para o sucesso de um evento de grandes proporções? Como criar um evento desportivo economicamente viável apesar dos avultados investimentos necessários em infraestruturas? Pode construir-se uma identidade apenas a partir destes eventos desportivos?” foi o desafio lançado pela organização aos convidados deste painel.

Walter Chicharro explicou que a Nazaré se tem posicionado como “um palco privilegiado de eventos nacionais e mundiais, o que lhe tem dado uma grande exposição mediática internacional e provocado alterações ao nível económico”.

“De uma vila, quase exclusivamente, piscatória, a Nazaré passou a crescer no turismo, nos negócios e nos investimentos em diversas áreas de atividade, nomeadamente por parte de multinacionais e empresas nacionais de diversos sectores.”

O impacto das ondas gigantes na economia da Nazaré tem sido evidente, tendo começado a evidenciar-se entre 2014 e 2015, segundo o autarca, o que foi visível “com propostas de instalação de projetos de hotelaria e de novos negócios”.

“Nazaré gera mais notícias internacionais do que Lisboa. O maior volume de artigos sobre a Nazaré foi detetado nos EUA. Mais de 50 canais de televisão visaram a Nazaré. A liderança é esmagadora: dos 180 artigos que referiram destinos da região durante o mês de novembro (uma subida considerável, em comparação com os 106 do mês passado), 159 tinham a Nazaré como protagonista.”

A afluência de visitantes ao Forte de São Miguel Arcanjo, que oferece uma vista privilegiada sobre o mar e a zona onde o canhão submarino gera as ondas gigantes, ascendeu aos 326 014 em 2019, subindo para 371 391 em 2022, enquanto o ascensor registou 1 milhão de utilizadores em 2019. “É o meio de transporte por cabo mais procurado em Portugal, superando o elevador de Santa Justa, em Lisboa.” Dados mais recentes revelam a continuação de crescimento dos fluxos de visitantes aos dois equipamentos municipais.

O crescimento fez-se sentir, também, nos licenciamentos urbanísticos, para projetos hoteleiros e residências de particulares, nomeadamente para estrangeiros.

Na Polónia, o Presidente da Câmara da Nazaré falou de alguns dos eventos desportivos internacionais que têm projetado a Nazaré no mundo e afirmou que o futuro “passará pela continuação de realização de eventos desportivos de mar e de praia, nomeadamente os torneios europeus, campeonatos de surf e ondas grandes, futebol e andebol de praia, cujo retorno tem sido, até ao presente, considerável, mas também pelos eventos culturais e artísticos, sem esquecer a captação de indústria para a Área de Acolhimento Empresarial de Valado dos Frades”.

A qualificação do espaço público, tornando-se mais atrativo a vários níveis, tem sido outra das apostas da autarquia, que pretende manter este investimento que contribuem para projetar o concelho como um destino de qualidade, seguro e especifico.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio

Polícia apreende roupa e calçado contrafeitos na Nazaré

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra da Nazaré e Esquadra de Intervenção Policial de Leiria, em colaboração com a Esquadra de Pombal, desenvolveu duas ações policiais no âmbito da Operação Semana Anti Contrafação, dando continuidade à prevenção...

img 20230907 wa0011