Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Município de Alcobaça entrega kits de educação ambiental promovidos pela OesteCIM

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Alcobaça distribuiu pelos alunos do 4º ano das escolas do concelho um kit de educação ambiental destinado à promoção das boas práticas ambientais junto da comunidade escolar (na foto: EB1/JI Casal Ramos).

O Kit de sensibilização “Planeta da Transformação” faz parte das iniciativas da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro. Trata-se de um projeto realizado em parceria com a ERP Portugal e a Novo Verde – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, no seio das suas estratégias de prevenção, sensibilização, comunicação e educação, nomeadamente junto da comunidade escolar.

Neste contexto e com vista à introdução e reforço de práticas sustentáveis a adotar no quotidiano, o kit “Planeta da Transformação” contém diversas ferramentas de sensibilização:

Mochila personalizada, que pode ser colorida pelos alunos com cantas de feltro ou lápis de cera; Caderneta de cromos com mensagens sobre a separação e reciclagem de resíduos associadas aos 12 Municípios da Região Oeste; Carteira com 4 cromos para iniciar o processo da caderneta. Todas as escolas receberão carteiras com a totalidade dos cromos da caderneta, de acordo com o número de alunos do 4º ano correspondente. Os cromos serão geridos pelos professores designados para o efeito e deverão ser entregues faseadamente, à medida que os alunos completarem as atividades que figuram na caderneta; Lápis; Depositrão de pilhas – caixa para a deposição de pilhas usadas; • Cantil de alumínio – para evitar o consumo excessivo de garrafas de plástico.

“As escolas do concelho de Alcobaça têm já uma longa tradição e experiência no desenvolvimento e promoção de atividades de sensibilização ambiental pelo que a nossa comunidade escolar é bastante recetiva a este tipo de iniciativas. No distrito de Leiria, somos o 3º concelho com mais eco-escolas (14) o que atesta bem o trabalho de formação de mentalidades ambientalmente responsáveis que tem sido incutido ao longo dos anos. Com a entrega deste Kit, Alcobaça colabora ativamente nesta iniciativa da OesteCIM, apoiada por fundos comunitários e realizada em simultâneo com os 12 municípios que a compõe”, explica a vereadora da Educação Inês Silva.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn