Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Exercício da Proteção Civil forma equipas para resposta a acidentes causados por fenómenos naturais

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de 40 elementos, 33 dos quais do grupo municipal, que fizeram de operacionais e figurantes, participaram, na passada sexta-feira, num exercício de proteção civil realizado no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré.

O ponto de partida para este exercício (LIVEX), coordenado pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, foi um deslizamento de terras da Ladeira do Sítio, apanhando a praia, a meio da manhã, em pleno mês de maio, com pessoas já a frequentar a praia, numa situação que desencadeou uma série de emergências, com necessidade de resposta aos feridos (leves e graves) e desalojados pelo acidente natural.

Estas ocorrências têm como consequências um número significativo de vítimas mortais e avultados danos materiais.

O Serviço Municipal da Proteção Civil explicou que o exercício visou treinar a resposta interna a emergências de elevada complexidade de um destino turístico após o alerta de acidente, seguido da decisão de acionamento da ZCAP, alojamento destinado a acolher as vítimas do acidente e a dar resposta às suas necessidades durante um determinado período de tempo, um dos instrumentos definidos no Plano Municipal de Emergência.

O exercício foi objeto de avaliação por parte de um conjunto de observadores e avaliadores locais convidados com a finalidade de identificar as boas práticas, falhas e constrangimentos, e melhorar aos diversos níveis dos processos de gestão das emergências.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Festas do Sítio com “prata da casa”

A animação popular das festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré continuará a realizar-se no Parque Atlântico, o Sítio que reunirá gastronomia, música e muita diversão. As festas da Nazaré vão decorrer de 7 a 18 de setembro, no Parque Atlântico (Sítio, Nazaré),...

rancho

Faleceu o investigador Adriano Luís Monteiro

O investigador Adriano Luís Monteiro faleceu no passado dia 3 de agosto. A residir há vários anos na freguesia de Famalicão, na Nazaré, o investigador manteve sempre a ligação à sua terra de origem e foi autor de várias publicações de âmbito histórico e uma das...

adriano luis monteiro