Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
14° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Campanha de Sensibilização para os Benefícios da Esterilização de animais de companhia cães e gatos CMA/DGAV

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Alcobaça associou-se à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) na promoção de uma campanha de sensibilização que pretende informar a população sobre os benefícios da esterilização de animais de companhia (cães e gatos).

A esterilização é uma forma de cuidar do seu animal de companhia que ajuda a evitar fugas, gravidezes indesejadas, doenças e outras infeções, contribuindo simultaneamente para o aumento de esperança média de vida dos animais.

A esterilização constitui uma das principais estratégias de controlo de natalidade no caso de abandono de animais de estimação, já que ajuda a reduzir o número de grandes ninhadas e, por conseguinte, o número de animais abandonados. Trata-se de um procedimento cirúrgico que diminui vários riscos ligados à saúde, proteção e bem-estar dos animais.

Nos últimos dois anos, através do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Alcobaça / CROAMA, a Câmara de Alcobaça, realizou a esterilização de 341 animais, entre 132 cães e 209 gatos, estes últimos no âmbito da Campanha CED (Capturar, Esterilizar e Devolver) relativa a gatos de colónias. Esta ação foi desenvolvida, em 2020, em parceria com a Associação de Proteção Animal local – Grupo de Amigos Peludinhos de Alcobaça/ GAPA através de celebração de protocolo.

Com esta campanha, a Câmara promove o controlo da população animal com menos cães e gatos a circularem sem dono no espaço público, bem como proporciona uma melhoria da saúde pública (os animais errantes são potenciais portadores de doenças), e tem em conta o bem-estar animal, retirando da rua, tratando e encaminhando os animais vadios para adoção.

Todos os dados relativos à Gestão Técnica do Centro de Recolha Oficial são de registo mensal obrigatório em plataforma da Direção Geral de Alimentação e Veterinária/ DGAV e são divulgados por esta em relatório anual publicitado no site municipal.

Esta campanha de sensibilização da população é também uma forma de alertar para o grave problema da sobrepopulação de cães e gatos e para a tomada de consciência cívica de todos os que têm animais de companhia para que os esterilizem, evitando a reprodução excessiva e atenuando, deste modo, o abandono dos animais e os subsequentes problemas de saúde pública.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn