Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
11° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
9° C
  • Saturday 9° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C

Mulheres de 85 e 58 anos detidas por tráfico e posse ilegal de armas e peças ornamentais

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A GNR deteve duas mulheres, de 58 e 85 anos, por tráfico de estupefacientes, posse ilegal de armas e de peças ornamentais, e desmantelou cinco estufas de canábis com ligação ilegal à rede elétrica, em Casal Pardo, na freguesia de Alfeizerão.

A operação, desenvolvida na quinta-feira, dia 18, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, decorreu no o âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes em curso desde novembro de 2020.

Os militares da GNR realizaram duas buscas domiciliárias e uma num veículo, que culminaram na apreensão de 300 doses de canábis, 13 plantas de canábis, 12 cartuchos, três caçadeiras e uma arma de paintball.

Foi ainda aprendido “diverso material elétrico e equipamento de apoio à produção, secagem, embalagem e corte de canábis”.

No seguimento das diligências policiais, foram desmanteladas quatro estufas de produção de canábis e outra de secagem, ligadas ilegalmente à rede elétrica. As armas “não tinham registo nem qualquer tipo de documentação válida”.

No decorrer da operação, após terem sido detetados ilícitos contra a natureza e ambiente, a GNR elaborou um auto de contraordenação por posse ilegal de peças ornamentais por falta de certificado CITES [Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção], punível com uma coima até 100 mil euros.

As autoridades apreenderam “duas tartarugas de escamas (Eretmochelys imbricata) embalsamadas, uma peça de coral (Acropolidae) de dois quilos, e diversas peças de marfim de elefante-africano (Loxodonta africana): 16 pulseiras, 5 brincos, 3 colares, 3 anéis, 3 peças trabalhadas com o peso total de 1,6 quilos, 2 estatuetas e um terço.

Esta ação contou com a participação da GNR São Martinho do Porto, do Núcleo de Proteção Ambiental e Caldas da Rainha, do Destacamento de Intervenção de Santarém e a colaboração do ICNF.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homem detido por caça em área de proteção

O Comando Territorial de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Calda das Rainha deteve, no dia 5 de dezembro, em flagrante um homem de 64 anos, por caça em área de proteção, em Aljubarrota. No decorrer de uma ação de...

gnr

Detido para cumprir três anos de prisão

Um homem de 37 anos, sobre quem pendia um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão efetiva de três anos, após condenação por crime de ofensas à integridade física qualificadas praticadas em 2018 na cidade das Caldas da Rainha, foi detido pela PSP da...

11 detidos por tráfico de estupefacientes

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Leiria da GNR, em colaboração com o Tribunal Judicial de Leiria, deteve nos dias de 26 e 27 de novembro, nove homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 59 anos, por tráfico de...

detido