Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
16° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Parceria entre Câmara, FC Porto – Andebol e D. Fuas forma atletas para criar equipa sénior da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Externato D. Fuas Roupinho e o FC Porto – Andebol vão trabalhar juntos na formação de jovens atletas da Nazaré, no crescimento qualitativo e quantitativo dos seus escalões de formação e na criação de uma equipa sénior.

Os dois clubes criaram uma parceria institucional que tem, entre as suas finalidades, transformar o D. Fuas num clube de vocação formativa de excelência que possibilite aos seus atletas o acesso a escalões mais elevados da competição nacional da modalidade através do projeto “Andebol de Primeira” que congrega a parceria da Câmara Municipal.

A autarquia vê neste acordo de colaboração o mérito e o alcance capazes de acrescentar à projeção do concelho uma outra dimensão desportiva-social.

“Esta iniciativa surge no âmbito de uma conversa antiga entre mim, o D. Fuas e FC Porto – Andebol”, explica o Presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, acrescentando que “quando o FC Porto – Andebol, reconhecidamente a melhor escola de andebol do país, base da seleção nacional sénior, recentemente classificada em 6º lugar do Campeonato Europeu da modalidade, e presença habitual no Top 16 da Liga dos Campeões Europeus de Andebol, nos apresenta um projeto deste género, que visa a ativar as camadas jovens e colocar uma equipa na 1ª divisão do Andebol, o Município não poderia ficar indiferente, como não ficará se outros de índole nacional ou internacional nos apresentarem propostas similares”.

O Autarca reforça que o objetivo do Município continua a ser a formação e a captação de mais jovens para a prática regular de atividade física e desporto, mas a possibilidade de acrescentar valor, proporcionando mais escolhas de futuro às camadas jovens, no prosseguimento da carreira como atleta, não pode ser posta de lado.

“Continuamos a dar prioridade ao desporto de formação, mas não deixaremos de olhar para aqueles que têm condições para aprofundar e concretizar um potencial sucesso, dinamizando as camadas jovens, captando mais jovens para o desporto e criando-lhes condições para chegarem às seleções”.

A Câmara entende e defende a prática desportiva como um fator de desenvolvimento educativo e social, mas também como um pilar de um estilo de vida saudável, essencial para a qualidade de vida, a saúde e bem-estar da população.

“Os clubes grandes terão sempre a porta aberta do Município para desenvolverem, juntamente com os clubes locais, projetos que, acreditamos, serão de enorme sucesso para todos, nomeadamente para a própria terra”.

A Câmara Municipal aprovou, ontem, o protocolo entre o município, a Associação D. Fuas e o FC Porto – Andebol, que tem como principal objetivo a promoção e desenvolvimento do projeto “Andebol de Primeira” no concelho da Nazaré. O acordo tem a validade de um ano, com início na época 2020/2021, sendo automaticamente prorrogado por períodos de igual duração.

Esta parceria surge após várias conversações entre o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro e José Vitorino Magalhães, diretor desportivo do FC Porto – Andebol, a que se seguiram reuniões com o vice-presidente do FC Porto para o Andebol, António Borges; o treinador Rui Ferreira, e Hugo Laurentino, antigo guarda-redes de andebol, atualmente team manager da equipa.

Numa carta enviada à Autarquia acerca da disponibilidade do Dragão para uma cooperação na área do andebol, António Borges afirma que o FC Porto “reconhece a grande tradição da modalidade na região, através da existência dos seus clubes e alguns atletas de dimensão nacional e internacional”, acrescentando que “as infraestruturas e equipamentos da mais variada natureza da Nazaré conjugam evidentes oportunidades para o crescimento da modalidade e a justa aspiração de acesso a um nível superior”.

“Estamos certos que existem as melhores condições para um trabalho com sucessos”, acrescenta.

O protocolo será assinado pelas três entidades dentro de duas semanas, na cidade invicta.

Uma das primeiras ações da cooperação será uma sessão de treinos de captação de juniores e seniores, agendada para o dia 13 de julho, no Pavilhão da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Justine Dupont e Nathan Florence dominaram os Prémios Big Wave Challenge

Os surfistas de ondas grandes celebraram as suas conquistas de 2022 numa Gala de Prémios que decorreu no cineteatro da Nazaré Justine Dupont foi a grande vencedora dos prémios do Big Wave Challenge, arrecadando os troféus de Maior Onda, Onda do Ano e Surfista do...

bigwaves